Rui André diz que incêndio de Monchique destruiu 50 casas e causou mais de 10 milhões em prejuízos

A avaliação das zonas ardidas já começou a ser feita por uma equipa multidisciplinar

Cerca de 50 casas total ou parcialmente destruídas e à volta de 10 milhões de euros de prejuízo. Esta é a primeira estimativa do presidente da Câmara de Monchique dos estragos causados pelo incêndio que lavra há sete dias no seu concelho.

Em declarações à Antena 1, Rui André revelou que já está a ser feita «uma avaliação preliminar das zonas ardidas, com uma equipa multidisciplinar, para que as pessoas possam regressar às suas casas».

Isso permitiu fazer um levantamento, ainda que «não exaustivo», dos estragos causados pelo fogo. «Neste momento, reparamos que há a destruição de muitas construções, mas de habitação permanente não parecem ser tantas quanto isso. Eu estimo que andará à volta das 50 casas que foram total ou parcialmente destruídas», revelou o edil monchiquense.

Quanto ao prejuízo, «ainda é cedo para fazer essas previsões», mas Rui André estima, «por alto, que andará pelos 10 milhões de euros».

Este balanço foi feito num dia em que o fogo não lavrou com a mesma intensidade que nos últimos dias e há esperança de que o incêndio de Monchique, que já se alastrou para os concelhos vizinhos de Silves e Portimão, possa ser dominado em breve.

 

Comentários

pub