PS Algarve garante que há mais 164 médicos a trabalhar na região

Socialistas respondem às acusações do PSD Algarve

Créditos: Depositphotos

O PS Algarve garante que há mais 164 médicos a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde na região, do que aqueles que havia em 2015, «no final dos quatros anos e meio de destruição dos serviços públicos de saúde», levada «a cabo pelo anterior Governo do PSD». 

Esta é a resposta dos socialistas às acusações do PSD que, esta terça-feira, 31 de Julho, veio a público dizer que a falta de contratação de médicos para fazer face ao Verão na região algarvia foi um «estrondoso falhanço do Governo».

Segundo o PS, «os algarvios não esquecem os inúmeros médicos, por vezes equipas completas, que abandonaram os hospitais públicos de Portimão e de Faro, chegando mesmo a sair do SNS em rutura com o modelo de governação do PSD para a saúde no Algarve».

Os socialistas acusam os sociais-democratas de «falta de memória». «Talvez o PSD Algarve acredite que a solução milagrosa para a vinda de mais médicos para a região passe por replicar certas “engenharias criativas” em matéria salarial», diz o PS.

As dificuldades que o Algarve tem em contratar médicos, confessam os socialistas, são «antigas, particularmente nalgumas especialidades, como anestesia e ortopedia».

«Não escondemos que as medidas excecionais para a contratação temporária de médicos têm que ser redesenhadas face ao desinteresse geral dos médicos para trocar durante alguns dias o seu local habitual de trabalho por outro no Algarve ou em zonas do interior, mas o PSD não tem legitimidade para apoucar o trabalho de recuperação que o Governo, as administrações da ARS e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e os profissionais têm feito ao longo destes três últimos anos para inverter a sangria que a direita provocou na qualidade da medicina praticada na região e na quebra de recursos humanos», lê-se num comunicado do PS.

Segundo os números avançados, «a região do Algarve tem hoje mais 79 médicos especialistas e mais 85 médicos em formação do que aqueles que existiam em Dezembro de 2015 no SNS. Também hoje, o número de algarvios com médico de família é superior ao registado em 2015».

«No total existem hoje no Algarve a trabalhar no âmbito do Serviço Nacional de Saúde mais 164 médicos do que aqueles que existiam em Dezembro de 2015 quando o PSD deixou o Governo».

Neste preciso momento, diz o PS, «estão a decorrer mais dois procedimentos concursais» para «recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, das áreas de Medicina Geral e Familiar, hospitalar e de saúde pública, que permitirão o reforço do SNS com mais 1234 médicos, dos quais 66 destinam-se ao Algarve, sendo dois para a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, 25 para diversas unidades da Administração Regional de Saúde do Algarve e 39 especialistas para o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve».

Comentários

pub