Próximos dias serão de muito calor no Algarve

Calor vai manter-se pelo menos até à próxima quarta-feira

Os próximos dias vão ser quentes, secos e marcados por vento moderado a forte. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o Algarve sob aviso Amarelo, devido à «persistência de valores elevados de temperatura máxima», condições meteorológicas que também colocam metade dos concelhos da região com risco máximo de incêndio.

O aviso do IPMA é válido até amanhã, domingo, às 22h00. Ainda assim, prevê-se que o calor se mantenha, pelo menos, até quarta-feira, estando, inclusivamente, prevista uma subida gradual da temperatura mínima já a partir de hoje.

Hoje, sábado, estão previstas máximas de 33 graus tanto para Faro como para Sagres. Amanhã, domingo, a previsão para a capital algarvia mantém-se, enquanto em Sagres se prevê que os termómetros cheguem aos 32 graus.

O vento soprará, predominantemente, do quadrante Leste com intensidade moderada. No litoral Oeste, é esperado vento de noroeste, a partir da tarde, que pode ser forte.

Esta previsão leva a que o risco de incêndio esteja no nível máximo em oito dos 16 concelhos do Algarve, situação que se irá manter, no mínimo, até quarta-feira. A partir de segunda, o risco de incêndio andará entre o muito elevado e e o máximo em quase toda a região algarvia, bem como no Baixo Alentejo.

Isto leva a Proteção Civil a apelar a cuidados extra, não só no sentido de se evitar incêndios, mas também outros problemas decorrentes do calor.

Comentários

pub