Programa de combate ao tabagismo de Castro Marim renovado por mais um ano

Os castro-marinenses que quiserem deixar de fumar podem contar com o apoio da Câmara de Castro Marim por, pelo menos, […]

Os castro-marinenses que quiserem deixar de fumar podem contar com o apoio da Câmara de Castro Marim por, pelo menos, mais um ano. O Programa de Combate ao Tabagismo desta autarquia foi renovado por mais um ano, depois de já ter ajudado mais cerca de 300 pessoas a largar os cigarros.

«Por decisão da última reunião de câmara, o programa municipal de combate ao tabagismo foi renovado por mais um ano, num protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, no valor de 12 mil euros», anunciou a autarquia.

Além da «disponibilidade permanente de médico e psicólogo», este programa também garante a gratuitidade da medicação.

Desde 2015, altura em que a medida foi lançada, já foram investidos cerca de 45 mil euros e atendidas mais de 300 pessoas. Mas «os ganhos, quer em termos de saúde, quer na economia dos ex-fumadores, ascendem em muito esta quantia».

«Deixar de fumar é uma decisão inteligente que dá mais anos de vida, mais qualidade de vida e mais dinheiro na carteira. A taxa de sucesso desta iniciativa, para aqueles que completam o tratamento, é atualmente de 86 %, um valor muito superior à média nacional», considerou Francisco Amaral, médico e presidente da Câmara de Castro Marim.

A promoção de uma vida mais saudável tem sido uma das apostas de Francisco Amaral, desde que chegou à Câmara de Castro Marim.

Além deste programa de cessação tabágica, também foi lançado outro de combate à obesidade «com a adesão de cerca de 150 pessoas e que reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e prática de desporto».

Comentários

pub