Porto da Baleeira tem novo cais flutuante de apoio à pesca

Docapesca investiu quase 113 mil euros na nova infraestrutura

O Porto de Pesca Costeira da Baleeira, em Sagres, dispõe agora de um cais flutuante de descarga, para apoio à pequena pesca, na sequência de concurso lançado pela Docapesca em Março e que representou um investimento de 112.960 euros.

A intervenção faz parte de um projeto que tem como objetivo «a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens no embarque, atracação e acesso a embarcações nos portos de pesca da região algarvia», revela a Docapesca.

A nova estrutura é constituída por dois elementos de plataforma de flutuação contínua em betão armado, com dimensões de 20 metros de comprimento, por quatro metros de largura, estando equipada com defensas horizontais e verticais, escada de emergência quebra-costas em aço inoxidável, armário de emergência e sistema de amarração com corrente metálica.

O acesso ao cais flutuante é proporcionado por uma ponte de acesso com dimensões de 20 metros de comprimento, por 1,5 metros de largura, ancorada a um maciço de betão armado.

Para manutenção de pequenas embarcações acostadas à plataforma, foram fixados cunhos de amarração nas laterais, em liga de alumínio fundido, com capacidade para cinco toneladas.

Comentários

pub
pub