Odemira volta a ter um “Setembro Cultural”

A iniciativa pretende «promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial»

Setembro voltará a ser Cultural, em Odemira. Ao longo do próximo mês, há espetáculos musicais, animação de rua, teatro, exposições e muito mais para ver neste concelho do Baixo Alentejo.

O público também pode contra com mais uma edição do festival “Sete Sóis Sete Luas”, bem como com umas jornadas do património e uma festa para celebrar o aniversário da biblioteca municipal.

A iniciativa “Setembro Cultural” visa «promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população», segundo a Câmara de Odemira.

O 3º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, que Odemira vai acolher no final do mês, vai dar o mote para os dois primeiros eventos do programa. No dia 31 de Agosto, há um espetáculo de apresentação dos grupos de câmara que participam no estágio, seguindo-se, a 1 de Setembro, o concerto final.

Nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, o 18º aniversário da biblioteca municipal José Saramago «irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada».

A 7 e 8 de Setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

Também a 8 de Setembro, será celebrado o dia do município, no âmbito do qual vão ser distinguidas entidades e individualidades, inaugurado um Mural elaborado no âmbito do projeto “O Jovem”, junto à zona Ribeirinha, e promovido um almoço aberto à população.

O festival “Sete Sóis Sete Luas” volta a Odemira nos dias 14, 15 e 29 de Setembro e trará consigo «a arte do mediterrânico e do mundo lusófono». O programa integra espetáculos musicais, circo acrobático e exposições de pintura e escultura.

Nos dias 15 e 16 de Setembro, a vila de Odemira, vai ser palco para a iniciativa “Arte na Rua” – Pintura ao ar livre, pela Sopa de Artistas.

Seguem-se as Jornadas do Património, que em 2018 serão subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, agendadas para 28 de Setembro. No mesmo dia,  será apresentado na biblioteca municipal o livro “Israel”,  de Luís Novais.

De 28 a 30 de Setembro, realiza-se mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, com várias exibições de grupos de teatro do concelho.

Os espetáculos musicais da rubrica “Às Quintas no Quintal”, nos dias 13, 20 e 27 de Setembro, e os filmes agendados para o Cineteatro Camacho Costa nos dias 21 e 22 completam o programa deste “Setembro Cultural”.

Comentários

pub