Nova temporada do Cine-Teatro Louletano arranca em Setembro com García Márquez e Tchékov

Teatro, música e propostas de arte para a primeira infância fazem parte da programação

A segunda temporada de programação do Cine-Teatro Louletano arranca já em Setembro e, até Dezembro, há propostas de teatro, a partir de um texto de Gabriel García Márquez, ou dança contemporânea, com um espetáculo de Anton Tchékov. 

Segundo a Câmara de Loulé, a programação é «consistente, diversificada e fundamentada» pois «questiona, arrisca e coloca, no centro das preocupações, a escolha de espetáculos de música, dança e teatro a pensar nos vários públicos e que privilegia as estreias nacionais ou regionais de espetáculos, objetivos que visam contribuir para que o Cine-Teatro Louletano se continue a posicionar como uma sala de referência».

Uma das principais linhas que tem norteado a estratégia de programação do Cine-Teatro tem sido a de, através de encomendas artísticas, proporcionar encontros inéditos entre talentos locais louletanos e figuras do panorama musical nacional.

No âmbito do ciclo “O Longe é Aqui” já foram realizados, desde 2016, 12 concertos, sendo que para o espetáculo de apresentação desta temporada (a acontecer a 15 de Setembro, às 21h30) prevê-se o diálogo e a reinvenção dos repertórios musicais do projeto “Fad’Nu” (de José Alegre e Cátia Alhandra) e do intérprete e compositor Berg.

Na área do teatro surge uma proposta inserida no ciclo “Estórias silenciosas” (dedicado à apresentação de propostas performativas ligadas a temas atuais nas áreas social, política e cultural) e em absoluta estreia no Sul do país: a criação “Erêndira! Sim, avó…”, pelo Teatro A Barraca, no dia 21 de Setembro, às 21h30, que tem como pano de fundo a realidade da exploração sexual de menores na Colômbia profunda a partir de um texto do Prémio Nobel da Literatura Gabriel García Márquez.

«O Cine-Teatro continua a privilegiar a estreia no Algarve de espetáculos de dança contemporânea de reconhecidas companhias e criadores nacionais e, nesta temporada, apresenta uma criação de Victor Hugo Pontes, um dos mais apreciados coreógrafos da nova geração, a partir d’A Gaivota, de Anton Tchékov: “Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a”, a 29 de Setembro, às 21h30», diz a autarquia.

Também haverá, mais uma vez,a  apresentação de «espetáculos diferenciadores e inovadores», na área da primeira infância, com a Companhia Musicalmente e a Companhia de Música Teatral.

A Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e as creches e jardins de infância do concelho de Loulé serão, mais uma vez, parceiros. A 23 de Setembro, às 10h00 e 11h30, haverá dois concertos para bebés pela Companhia Musicalmente, os quais implicam inscrição prévia, limitada.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub