Incêndio está agora no Enxerim depois de ter consumido a Fóia durante a noite

Fogo não dá tréguas e consumiu a Fóia, estando agora em força no concelho de Silves, às portas da cidade

O incêndio está esta manhã a afetar as zonas do Enxerim, Pinheiro e Garrado e Pedreira, em Silves, depois de durante a noite ter consumido a encosta e o alto da Fóia, ameaçando mesmo as antenas. Há ainda pontos quentes ativos nas Caldas de Monchique e entre Casais e a Senhora do Verde (Monchique).

Ou seja, o forte vento que se fez sentir durante toda a noite não deixou os bombeiros aproveitarem a baixa de temperatura e alguma humidade noturna para pôr fim às chamas.

Durante a madrugada, Rui André, presidente da Câmara de Monchique, disse que uma zona habitacional situada na encosta da Fóia teve de ser evacuada, enquanto nas Caldas, mais abaixo, há ainda «alguns pontos quentes», onde se têm verificado reacendimentos.

Quanto à situação em Silves, onde há uma «frente muito difícil», o fogo evoluiu durante a noite numa zona de montes atrás «de uma linha de povoações», «com muita população», que, segundo Rosa Palma, presidente da Câmara silvense, atinge as localidades de Enxerim (que fica a menos de dois quilómetros da entrada da cidade), Pedreira e Pinheiro e Garrado.

Entretanto, esta manhã já está em ação um helicóptero e dois aviões médios Fireboss, na zona de Silves, enquanto se espera a chegada de meios aéreos mais pesados, nomeadamente os aviões Canadair espanhóis, que ontem tanto ajudaram em Portimão, na zona do Rasmalho.

O fogo está a ser combatido por quase 1300 operacionais, apoiados por 381 veículos.

Continua a haver estradas cortadas, quer para combate ao fogo, quer por razões de segurança e limpeza.

Comentários

pub