Incêndio de Monchique faz 24 feridos

Fogo não dá tréguas e já dura desde sexta-feira

24 pessoas ficaram feridas na noite deste domingo, 5 de Agosto, devido ao incêndio que continua a lavrar em Monchique, avança a Antena 1.

Uma delas é uma idosa, de 72 anos, que está em estado grave e teve de ser evacuada, por helicóptero, para o Hospital de São José, em Lisboa.

Houve ainda 40 pessoas assistidas, das quais 12 são civis e 28 são agentes da proteção civil.

O fogo já obrigou a evacuar o Macdonald Monchique Resort & Spa. Tudo aconteceu perto das 00h00, quando o hotel estava com uma ocupação de 70%.

Esta noite, com o fogo a rodear a vila, ninguém pregou olho em Monchique e foram muitos os habitantes que acompanharam o desenrolar da situação no miradouro de S. Sebastião.

Ao que o Sul Informação apurou com moradores locais, neste momento não se vê chamas à volta da localidade, apenas muito fumo. Mas há ainda uma frente ativa por trás do convento, sendo que, à volta da vila, é apenas essa a zona que falta arder.

Mais a Sul, o fogo continuou a lavrar durante a noite, tendo entrado tanto no concelho de Silves como no de Portimão. Há notícias de chamas junto ao Parque da Mina e no Rasmalho.

O fogo parece agora encaminhar-se em direção a Caldas de Monchique e Vale de Boi, numa da frentes, enquanto que a outra progride para São Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Segundo o site da Proteção Civil, neste momento o fogo está a ser combatido por 1094 operacionais, apoiados por 330 viaturas e cinco meios aéreos que já começaram a voltar a atuar. No entanto, o fumo muito intenso está a dificultar a ação dos helicópteros e aviões.

Comentários

pub