Há apoios para «reerguer» o turismo de Monchique, garante presidente da RTA

RTA já está a preparar o apoio ao investimento necessário para recuperar dos efeitos do incêndio

João Fernandes, o recém empossado presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), garantiu ao Sul Informação que há apoios para ajudar a reerguer o turismo da zona afetada pelo grande incêndio de Monchique, que só esta sexta-feira foi dado com «dominado», ao fim de uma semana.

Para já, a RTA já começou «a contactar as empresas de animação turística, os alojamentos locais e os empreendimentos turísticos da área afetada, para perceber quais foram os danos que eventualmente tiveram», explicou João Fernandes.

«Já temos uma lista preliminar, com aqueles que nos atenderam, porque há os que ainda não têm comunicações ou que não estavam disponíveis para nos atender», disse.

O levantamento é para dois tipos de apoios. Por um lado, a «linha de apoio à tesouraria, que ficou ainda aberta da altura de Pedrogão, através do Turismo de Portugal», por outro, uma linha «de qualificação da oferta, que foi anunciada na minha tomada de posse, para a direcionar para a qualificação de hotéis, restaurantes, etc», acrescentou o presidente da RTA.

Mas, porque não se pode ficar apenas pela «reabilitação das infraestruturas», tendo de avançar-se para a «reabilitação de toda a envolvente», João Fernandes anunciou, nas suas declarações ao Sul Informação, que, «com a Almargem e com o João Ministro [da empresa ProActiveTur], estamos a trabalhar num plano de reposição de sinalética [na Via Algarviana e outros trilhos], bem como em algumas medidas de reflorestação, para atacar os problemas já, rapidamente, e preparar o futuro».

«Temos de redirecionar-nos para a reabilitação das infraestruturas, mas também da envolvente, porque a envolvente é que traz as pessoas a visitar estas zonas do Algarve», frisou.

Além dos contactos telefónicos já feitos, para elaborar a tal lista preliminar, João Fernandes revelou que, em breve, vão avançar contactos diretos com os empresários afetados. «Estamos a preparar, com o Turismo de Portugal, uma ida ao terreno, para informarmos as pessoas in loco destas linhas de apoio».

É que, salientou o presidente da Região de Turismo do Algarve, «temos de dar um sinal mais positivo, do reerguer do setor».

Comentários

pub