Governo dá mais 4,5 milhões em apoios devido ao incêndio de Monchique

Verba destina-se a pessoas afetadas nos concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

O Governo anunciou, esta terça-feira, 28 de Agosto, que vai disponibilizar mais 4,5 milhões de euros para apoios à recuperação de infraestruturas afetadas pelo incêndio de Monchique. 

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural explica que serão «apoiadas ações de recuperação das infraestruturas, designadamente pontos de água, de controlo da erosão, de tratamento e proteção de encostas, de prevenção da contaminação e assoreamento das linhas de água e da sua recuperação e ainda ações de combate à perda de biodiversidade».

O aviso de abertura das medidas já seguiu para publicação, segundo o mesmo Ministério.

A esta medida, integrada no PDR2020, podem candidatar-se «autarquias ou outras entidades públicas, produtores ou organizações de produtores e associações de produtores, nomeadamente Zonas de Intervenção Florestal».

Capoulas Santos, ministro da Agricultura

As candidaturas estarão abertas entre 30 de Agosto e 30 de Setembro. As verbas vão ser distribuídas pelos concelhos de Monchique (2.7 milhões de euros), Odemira (38 mil euros), Portimão (11 mil euros) e Silves (1.8 milhões de euros).

O Governo já tinha anunciado que ia disponibilizar 5 milhões de euros para apoiar os agricultores prejudicados pelo incêndio que lavrou durante uma semana nos concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira.

Este montante destina-se a apoiar perdas de animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções rurais de apoio à atividade agrícola.

Estas candidaturas estão também abertas até ao dia 30 de Setembro. Está também disponível apoio à alimentação animal, incluindo abelhas. Os agricultores devem dirigir-se à Direção Regional de Agricultura e Pescas a fim de receberem ajuda.

Comentários

pub