Empresas de observação de cetáceos salvam orca-bebé ao largo de Sagres [com vídeo]

120 turistas observaram o mesmo grupo de orcas ao largo da Praia de Benagil

Uma orca-bebé foi salva por três empresas de observação de cetáceos, esta quarta-feira, 1 de Agosto, ao largo de Sagres. Esta orca juvenil fazia parte de um grupo maior que se deslocava em direção a Oeste, num percurso migratório comum nesta altura do ano, a partir do Mediterrâneo.

Segundo a empresa Mar Ilimitado, numa publicação no Facebook, este foi um «avistamento muito emocional, uma vez que reparámos que um juvenil estava preso num cabo de pesca. Depois de muito tempo, e em conjunto com mais duas empresas SeaXplorer Sagres e Sealife – Dolphin Watching Algarve, num grande esforço de equipa, fomos capazes de libertar o animal».

«Depois de várias voltas e um cabo cortado sem resultado, conseguiram-se prender os restantes cabos da arte de pesca com uma ancora – com ajuda de uma pessoa dentro de água – e depois içar o animal a bordo de um dos barcos para conseguir cortar os restantes (estava preso pela cauda)», conta a Mar Ilimitado.

O mesmo grupo de orcas (cinco) tinha sido avistado, cerca das 13h00, pela empresa Dream Wave, em deslocação para Oeste a cerca de 3,5 milhas a Sul da Praia de Benagil, no concelho de Lagoa.

Segundo a Dream Wave, «os animais tinham entre 6 e 8 metros de comprimento», sendo que «a identificação correta da espécie foi feita pelo Biólogo Tiago Sá, da Dream Wave, a bordo de uma das embarcações da empresa».

Além dos funcionários da Dream Wave, «cerca de 120 turistas afortunados», a bordo das embarcações da empresa, «tiveram a oportunidade de desfrutar de uma observação fantástica destes imponentes animais».

A Orca é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.

A orca é designada muitas vezes como “baleia-assassina”, uma tradução direta do inglês killer whale, apesar de esta ser uma designação incorreta, uma vez que o animal não é uma baleia, mas sim um golfinho e, muito menos, é assassino.

Este é o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica – logo a seguir ao homem – e é encontrado em todos os oceanos, podendo pesar nove toneladas.

Comentários

pub