Albufeira homenageia Carlos Silva e Sousa no Dia do Município

Praia dos Pescadores vai ter música com Resistência e fogo de artifício

Albufeira vai comemorar o Dia do Município a 20 de Agosto, com uma programação que vai durar dois dias. A cerimónia de homenagem e atribuição, a título póstumo, da Medalha de Honra do Município de Albufeira – Grau Ouro a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, que morreu em Fevereiro, será o «ponto alto» do programa, mas haverá também um concerto à beira-mar com Resistência e fogo de artifício na Praia dos Pescadores.

As comemorações do feriado municipal de Albufeira, que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I, começam no dia 19, domingo, com a “13.a Prova de Mar de Albufeira”, que terá lugar na Praia dos Pescadores, às 9h00.

Esta é uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Albufeira Surf Clube.

Às 20h30, será realizada a abertura oficial do Parque do Ribeiro, situado entre o Centro de Saúde e o Parque de Campismo, contíguo à Avenida Eng. Pessanha Viegas, onde irão decorrer diversas atividades e animação. O Parque do Ribeiro será o ponto de partida para uma Caminhada Solidária, que irá percorrer as ruas do concelho.

No dia 20, Dia do Município de Albufeira, as cerimónias oficiais têm início às 9h30, com o tradicional Hastear das Bandeiras, nos Paços do
Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Guarda de Honra será feita pelos Bombeiros Voluntários e a Fanfarra desfilará pelas ruas da cidade.

As cerimónias prosseguem no Largo dos Paços do Concelho com a homenagem e atribuição da Medalha de Honra do Município de Albufeira – Grau Ouro a Carlos Silva e Sousa. Após a homenagem, será realizada a aposição do retrato de Carlos Silva e Sousa na “Galeria dos Presidentes”, espaço mural do 1o andar do Edifício da Câmara Municipal.

À noite, às 22h30, a banda Resistência regressa à Praça dos Pescadores, após o concerto de 2017, no Festival Al-Buhera. Este coletivo de músicos, nascido de uma ideia original de Pedro Ayres de Magalhães ainda em finais dos anos 80, «representou um momento especial na história da pop portuguesa, com a elevação da língua de Camões a património comum», explica a Câmara de Albufeira.

As vozes e as guitarras de Tim, Pedro Ayres, Fernando Cunha, Olavo Bilac e de Miguel Ângelo, juntamente com o baixo de Fernando Júdice, a bateria de Alexandre Frazão, as percussões de José Salgueiro e ainda mais guitarras de «Dudas» (Rui Luís Pereira) e Fred Mergner «reduziram ao essencial uma série de clássicos da música portuguesa, apostando numa pureza acústica e na força de um coletivo para elevarem a hinos temas como “A Noite” dos Sitiados, “Não Sou o Único” dos Xutos & Pontapés, “Fado” dos Heróis do Mar, “Nasce Selvagem” dos Delfins ou “Perigo” dos Trovante.

À meia-noite a tradicional sessão de fogo de artifício na Praia dos Pescadores marca o encerramento do Dia do Município de Albufeira.

Comentários

pub