Zero médicos contratados para o Verão no Algarve é «estrondoso falhanço do Governo»

PSD Algarve: Governo não contratou «nem um médico no Verão a mais, quanto mais 67»…

O PSD Algarve classifica como «estrondoso falhanço do Governo» a falta de contratação de médicos para fazer face ao Verão na região algarvia.

«Previstos 67, foram recrutados zero», o que já «tinha sucedido» em 2016 e 2017, salientam os social-democratas, em comunicado.

«Abundam os anúncios, falham as concretizações, corroendo a confiança dos cidadãos, desprotegendo-os e colocando o acesso à saúde mais distante dos algarvios e daqueles que nos visitam», acusa aquele partido.

O PSD revela que,«nos primeiros cinco meses do ano, realizaram-se menos 10% de cirurgias, menos 8% de consultas», mas houve «mais 7% de falecimentos nos hospitais do Algarve, por comparação a igual período do ano anterior».

Aumentou também o «número de queixas de utentes, que cresceram 104% no Algarve e 18% no resto do país».

«Todos os principais indicadores de serviço público estão em acelerado retrocesso. A saúde no país está pior, no Algarve está muito, muito pior», acusam os laranjas algarvios.

O PSD Algarve volta a alertar que «o Algarve está a necessitar de uma transformação estrutural na saúde e, por isso, é imperioso tomar medidas, desde logo garantir a fixação de médicos na região, contratar enfermeiros e avançar decisivamente para um novo hospital».

«Do Governo e dos partidos que o apoiam não só não houve resposta, como não há qualquer iniciativa para resolver o problema», por isso o partido apela «a que o Governo torne o Algarve a primeira prioridade na saúde a nível nacional».

Comentários

pub