Secretária de Estado inaugura sede do projeto “O Bairro é Meu” em Silves

Projeto quer valorizar o Bairro da Caixa D’Água e o Bairro SAAL

Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, e Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, inauguram no próximo dia 30 de Julho, às 11h25, a sede do projeto “O Bairro é Meu”. 

O programa para este evento começa às 10h15, com receção à secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, junto à entrada do Bairro D. Sancho I (Bairro Caixa d’Água), seguindo-se uma apresentação do mural “Juntos” pelo artista plástico que o executou: Bamby.

Às 10h35, será feita uma breve visita pelo Bairro e apresentação pública do projeto “O Bairro é Meu” e, finalmente, às 11h25, começa a sessão solene de inauguração da sede do projeto “O Bairro é Meu”.

No final das cerimónias haverá momentos de convívio desportivo e cultural, com a presença de instituições parceiras do projeto.

A Câmara de Silves é uma das instituições que compõe um consórcio que está a implementar esta iniciativa – “O Bairro é Meu”, destinada a apoiar a integração e valorização do Bairro da Caixa D’Água e do Bairro SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), ambos localizados na cidade de Silves. Este consórcio candidatou-se ao programa Escolhas, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP.

O Bairro da Caixa D’Água surgiu nos anos 70 para realojar os portugueses vindos das ex-colónias e, aos poucos, foi-se tornando um Bairro Social que se albergava famílias com menores recursos económicos, consequentemente, com menores possibilidades de aquisição ou arrendamento de habitação própria. Estas habitações foram propriedade do IGAPHE até 2003, altura em que foi realizada a transferência patrimonial para a Câmara Municipal de Silves.

Por sua vez, o Bairro SAAL de Silves, também designado Bairro do Progresso, resultou do programa de apoio à habitação, criado após o 25 de Abril de 1974.

Objeto de autoconstrução dos moradores, este bairro apenas viu a sua situação regularizada em 2011, data em que os moradores passaram a ser proprietários das casas que haviam construído e pago. De facto, apenas em 2005, é que o Município reuniu as condições legais (expropriação, registo, operação de loteamento e constituição de propriedade horizontal) para conseguir regularizar todo o bairro.

Esta marca de “bairros sociais” promoveu nos seus moradores uma imagem de uma certa marginalização, que se pretende reverter com a implementação deste projeto.

A promoção do sucesso educativo das crianças e jovens ali residentes e a participação cívica e responsabilização comunitária é um dos objetivos a promover.

O projeto, que agora está a iniciar-se, pretende a valorização do espaço e das pessoas, com a introdução de várias inovações, como a remodelação do complexo desportivo, a criação de um parque infantil e um espaço workout, a dinamização de eventos desportivos e a promoção de cursos que permitam a integração no mercado de trabalho, sempre trabalhando para promover o combate ao insucesso escolar, o combate à info-exclusão, o acesso ao emprego e de desenvolvimento de competências e saberes que constituam vantagens para a integração social e profissional.

 

Consórcio das entidades:

Município de Silves/Câmara Municipal de Silves – entidade promotora;

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Silves – entidade gestora;

Comissão de Proteção e Crianças e Jovens de Silves;

Junta de Freguesia de Silves;

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Silves;

Instituto Religioso do Sagrado Coração de Maria – Silves;

Agrupamento de Escolas de Silves;

Instituto de Emprego e Formação Profissional – Pólo de Formação de Silves;

 

Entidades Parceiras:

Centro de Saúde de Silves;

Amigos dos Pequeninos de Silves – IPSS;

Silves Futebol Clube;

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves;

Delegação de Silves da Cruz Vermelha;

Associação de Reformados e Pensionistas de Silves;

Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim;

CAFAP – IPSS “Castelo dos Sonhos”

Sociedade Filarmónica Silvense;

Agrupamento 181 do CNE – Silves;

Conferência de Santo Agostinho da Sociedade São Vicente de Paulo – Silves;

Comentários

pub