Ricardinho e Falcão encontram-se na Masters Cup Futsal em Portimão

Quatro das maiores equipas de futsal do mundo vão estar frente a frente no Portimão Arena na Record Masters Cup Futsal

O português Ricardinho, melhor jogador do mundo, e o brasileiro Falcão são duas das presenças confirmadas na 3ª edição do Masters Cup Futsal que se disputa, nos dias 25 e 26 de Agosto, no Portimão Arena, nesta cidade algarvia. A prova foi ontem à tarde apresentada, numa conferência de imprensa à beira do Rio Arade, em Portimão.

Este ano, não estará presente o Barcelona, mas ainda assim o torneio terá um elenco de luxo com quatro das maiores equipas de futsal do mundo: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Movistar Inter FS e o estreante Magnus Futsal, vindo do Brasil.

Além das emocionantes partidas em perspetiva, haverá desta vez uma novidade: o Gira Movistars Mega Craques, um projeto que «dá oportunidade às crianças dos 7 aos 12 anos, de interagir com a melhor equipa e o melhor jogador do mundo», como anunciou Paulo Jorge, administrador da Unisports, a empresa que organiza o torneio.

As inscrições para esta iniciativa paralela já estão abertas no site da Câmara Municipal de Portimão. Isilda Gomes, presidente da autarquia, salientou que o Gira Movistars Mega Craques irá «realçar o papel dos jogadores de futsal já consagrados na captação de mais desportistas para esta modalidade».

Para a autarca, é muito positivo que «as crianças possam ter contacto com jogadores de nível mundial, como o nosso Ricardinho». Isilda Gomes salientou que, no concelho, há quatro clubes a praticar a modalidade – Portimonense, Boavista, Gil Eanes e Pedra Mourinha. «Isto é uma forma de fazer com que este torneio faça parte da cidade. É também dos nossos jovens e para os nossos jovens».

Mas as atenções dos amantes da modalidade de pavilhão que mais adeptos e praticantes tem em Portugal estarão sobretudo concentradas nos jogos. Mesmo antes do início oficial do Masters Cup Futsal, no dia 23 de Agosto, às 21h00, numa espécie de aperitivo, haverá o Troféu Cidade de Portimão, com entrada gratuita, que porá frente a frente o Portimonense Futsal e o Belenenses.

Quanto ao torneio em si, mais uma vez não haverá um emocionante Benfica/Sporting, já que estas equipas não se irão defrontar nos jogos previstos.

No sábado, 25 de Agosto, a prova abre com um Sporting/Magnus, às 14h30, seguindo-se o Benfica/Movistar, às 19h00.

Para domingo, dia 26, terão lugar as partidas Benfica/Magnus (13h30) e Movistar/Sporting (19h00).

Paulo Jorge, administrador da Unisports, salientou que «juntar Ricardinho e Falcão», lenda viva do futsal, é «inédito». O responsável não teve dúvidas em classificar este como o «melhor evento internacional do mundo do futsal. Os melhores jogadores do mundo estão aqui».

Miguel Albuquerque, diretor do Departamento de Futsal do Sporting Clube Portugal, disse que «uma competição como esta eleva o desporto e o futsal». O torneio que volta a ter lugar em Portimão, pelo segundo ano consecutivo, «insere-se na nossa preparação» e «vai colocar à prova as nossas capacidades».

Gonçalo Alves, Team Manager do Futsal do Sport Lisboa e Benfica, sublinhou ser um «grande prestígio estar nesta prova, com grandes clubes e com um grande rival».

Mas o responsável benfiquista deu mostras do grande fair play que se vive entre os dois clubes da Segunda Circular, no que ao futsal diz respeito. «Nem Sporting, nem Benfica conseguiram ainda ganhar esta competição. Espero que seja este ano! Em primeiro lugar, o Benfica, mas se não for o Benfica, que seja o Sporting», disse Gonçalo Alves.

António Magalhães, diretor do jornal Record, um dos promotores da Masters Cup, frisou que «uma final da Final Four da UEFA Futsal Cup não tem um cartaz tão recheado de talentos». «Conseguir ter equipas deste nível numa mesma competição é difícil», disse.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, realçou ser «com muito entusiasmo que o Município de Portimão recebe este Torneio pela segunda vez, comprovando a capacidade de acolhimento e as condições únicas que o pavilhão multiusos Portimão Arena oferece para a realização deste tipo de eventos desportivos».

«Dada a dimensão do torneio e sendo Portimão, em 2019, a Cidade Europeia do Desporto, não poderíamos deixar de garantir que não há duas sem três e, para o ano, cá estaremos novamente a anunciar mais uma grande edição do Masters Cup em Portimão», acrescentou.

O facto de a Master Cup contar com quatro das maiores equipas de futsal do mundo, e de trazer a Portimão os craques Ricardinho e Falcão, levou Isilda Gomes a dizer que espera que «não só os portimonenses, mas também os turistas» assistam ao torneio. «Só esses dois nomes são fator de atração, mas há também o Benfica e o Sporting».

A presidente da Câmara manifestou a sua convicção de que a Masters Cup Futsal «vai ser um sucesso estrondoso». E anunciou: «para o ano cá estaremos, pela terceira vez consecutiva».

Entretanto, desde ontem que os bilhetes estão já à venda, no Portimão Arena, no Teatro Municipal de Portimão, no Museu da cidade e ainda na bilheteira online da Bol.

A CM TV irá transmitir todos os jogos em direto.

Este evento desportivo de nível internacional é uma vez mais organizado pela Unisports, detentora da marca, em coorganização com a Câmara Municipal de Portimão e a Associação de Futebol do Algarve.

 

Comentários

pub