Queriam calor? Pois ele aí está!

Temperaturas que poderão ultrapassar os 40ºC, acompanhadas por poeiras do deserto no Algarve, aumentam risco de incêndios e poderão causar problemas respiratórios

Hawaiian Vacation Sunset Concept

Créditos: Depositphotos

A chegada de uma massa de ar quente vai causar, a partir de amanhã, 1 de Agosto, a subida acentuada das temperaturas, com máximas que poderão rondar os 39ºC no interior algarvio e os 43ºC/44ºC em alguns pontos do interior alentejano e zonas do Vale do Tejo, 42ºC no interior Centro e 34ºC no Minho. O céu estará limpo.

Em consequência, o Risco de Incêndio será Máximo ou Muito Elevado em muitos concelhos do interior de Norte e Sul.

Os valores da temperatura mínima têm também tendência para uma subida gradual, atingindo, no final da semana, valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além disso, prevê-se que haja poeiras em suspensão no ar, provenientes do norte de África, que vão afetar região Sul a partir de dia 1 de Agosto, «traduzindo-se num tom amarelado do céu»…e em problemas respiratórios para os mais sensíveis. No dia 2, chega o Sueste à costa Sul algarvia, trazendo mais ondulação, mas também temperaturas da água do mar bem mais amenas.

Segundo o site Meteofontes, esta terça-feira, 31 de Julho, o céu estará pouco nublado no Sul e haverá ainda algumas nuvens no litoral Norte, mas «já começaremos a sentir a subida das máximas, que rondarão os 34ºC/35ºC no interior algarvio (sotavento) e alentejano, mas também no interior Centro».

A quinta-feira, 2 de Agosto, poderá ser o dia mais quente desta semana, com temperaturas máximas que poderão rondar os 40ºC a 45ºC em muitas regiões, nomeadamente zonas do Vale o Tejo, Alentejo, interior Norte e Centro e até em zonas mais próximas do litoral, e rondando os 32 a 40ºC nas restantes regiões.

O vento será moderado a forte de Leste, podendo rodar para Noroeste nas regiões mais a norte durante a tarde. Aliado à pouca humidade no ar, teremos novamente condições para risco Muito Elevado ou Máximo em muitas regiões do Continente.

Esta mudança nas condições climatéricas, com a subida acentuada das temperaturas a partir de quarta-feira, pode trazer ocorrências de incêndios florestais significativas, alertou ontem a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Devido às previsões para os próximos dias, foi decretada a subida do nível de alerta especial dos meios, humanos e materiais disponíveis.

«Até aqui, estivemos num período meteorológico atípico para esta altura do ano. Vamos ter uma inversão um pouco brusca, pelo que é expectável que passemos a ter um cenário em que, a haver incêndios florestais, podem ganhar outro tipo de proporções», disse Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Nacional Operacional, na conferência de imprensa que ontem, ao final da tarde, teve lugar na sede da ANPC.

Assim, foi decretada, «a elevação do nível de alerta especial para o dispositivo especial de combate a incêndios rurais», revelou. Hoje todos os distritos do interior Norte, Centro e Sul do país estão em «alerta amarelo», enquanto, a partir de amanhã e até à madrugada de quinta-feira, nove distritos de Portugal continental – Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga – vão estar em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor.

Segundo o Meteofontes, este tempo quente deverá durar pelo menos até início ou meio da próxima semana.
Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Nacional Operacional, deixou ainda um alerta aos portugueses: evitem a todo o custo a utilização do fogo, porque, quanto menos ignições houver, melhor responderá o dispositivo de combate a incêndios.

A Direção Geral de Saúde, por seu lado, recomenda as habituais formas de autoproteção: evitar a exposição ao Sol nas horas de maior calor e aumentar o consumo de água, principalmente nos grupos mais vulneráveis (crianças e idosos), procurar ambientes frescos, climatizados, casas arrefecidas, fechar estores e tentar não aquecer a casa, como por exemplo ao ligar fornos.

O Risco de Incêndio também estará muito elevado, pelo que todo o cuidado é pouco, no sentido de se evitarem incêndios (evitar fogueiras, fogos-de-artificio, as queimadas e queimas estão proibidas, etc..).

 

 

Comentários

pub