PSD «em choque» com prejuízo da Feira da Serra de São Brás, Câmara fala em investimento

PSD fala em prejuízo de 133 mil euros, Vítor Guerreiro diz que isso «está longe de ser verdade»

O PSD de São Brás de Alportel diz-se «em choque» com o que alega ser um «buraco financeiro nas contas da Feira da Serra». Os social-democratas dizem que a edição de 2017 deste evento teve um prejuízo «de 133 mil euros» e pediram esclarecimentos ao executivo camarário PS sobre estes números.

Contactado pelo Sul Informação, o presidente da Câmara de são Brás de Alportel Vítor Guerreiro nega estes valores, embora admita que possa haver uma diferença «entre o que se gastou e o que se recebeu» em prejuízo da Câmara.

«Não tenho esses valores apurados, neste momento, mas pelo que me recordo não são tão elevados. De qualquer forma, eu considero o dinheiro que a Câmara gasta na Feira da Serra como um investimento importante para dinamizar a economia do concelho. Assim, está longe de ser verdade que tenha dado prejuízo», defendeu Vítor Guerreiro.

«A Feira da Serra é uma grande promoção do concelho e um evento que é muito importante para a economia local. Mesmo que não entre todo o dinheiro que sai, nunca se pode considerar que o dinheiro gasto é prejuízo», defendeu o edil são-brasense.

O PSD, por seu lado, apesar de considerar que este «é um evento emblemático do concelho que se tem de dar força e continuidade», defende que «é necessário torná-lo sustentável».

Tendo isso em conta, exigem «o aumento do custo do bilhete para os não residentes. Não é justo que os são-brasenses estejam a perder dinheiro que podia ser utilizado em investimento no concelho, para realizar uma feira que todos podem usufruir mas que quem realmente paga são os locais», defendem os social-democratas.

O PSD de São Brás de Alportel «exige ainda que seja apurado para onde foi o valor da receita dos bilhetes da Feira da Serra 2017».

«Nas contas existentes, relativamente à venda de bilhetes, figura o valor de 60.725 euros, quando o valor deveria ser de aproximadamente 122.500 euros, pois foi amplamente noticiado pelo executivo socialista da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que a Feira da Serra 2017 contou com cerca de 35 mil visitantes. Ora, segundo os números divulgados pela autarquia e considerando o custo por pessoa de 3,5 euros, 122.500 euros deveria ser o valor, aproximado, refletido na receita obtida pela venda de bilhetes», enquadraram.

Vítor Guerreiro explicou que os números divulgados pela Câmara do número de visitantes «são aproximados e incluem as crianças com menos de 12 anos, que não pagam, e os convites que são oferecidos às nossas muitas entidades parceiras».

O PSD deu o exemplo da Feira da Serra e das suas contas para exemplificar o que considera «má gestão» por parte do atual executivo.

«Não basta pagar a tempo e horas, essa é a obrigação de qualquer pessoa ou empresa de bem, pagar a quem trabalha. É importante programar, prever e preparar o futuro do concelho e, para isso, para além da exigida transparência (cada vez menor) na atividade camarária, a correta gestão do dinheiro que é de todos os sambrasenses é uma exigência e uma prioridade», defendem os social-democratas.

O presidente da Câmara de São Brás de Alportel garantiu, por seu lado, que o município «financeiramente, está muito bem. Temos uma conta a prazo, onde decidimos colocar 600 mil euros que temos de reserva, por não valer a pena ter este dinheiro disponível, de momento».

Isto porque ainda estão a decorrer a elaboração dos projetos ou as candidaturas em que este dinheiro será investido, disse.

Comentários

pub