Nasceu a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea

Estrutura artística quer «estabelecer pontes com os criadores do espaço iberoamericano»

A Companhia Alentejana de Dança Contemporânea nasceu no mês de Junho e é a primeira estrutura artística desta área no Baixo Alentejo. 

«A criação desta companhia de dança vem sendo cogitada desde há anos por alguns criadores da cidade, bailarinos, atores, músicos, e artistas plásticos, por se fazer sentir a necessidade de colmatar uma ausência na região», diz a Companhia.

«Não há, no Baixo Alentejo, uma estrutura de criação profissional na área da dança. E, apesar de o Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) oferecer formação intensiva na área, os intérpretes formados não encontram nenhuma saída profissional ou estrutura que os absorva a fim de viabilizar a edificação dos conhecimentos adquiridos», acrescenta.

A CADAC pretende estabelecer pontes com os criadores do espaço iberoamericano porque considera que essa é uma «área geográfica com enorme potencial artístico».

«Queremos, pois, fomentar o diálogo entre criadores dos dois lados do Atlântico, diálogo esse quase inexistente nos últimos anos», defende a companhia.

Nesse sentido, adianta a CADAC, já «estamos em pré-produção para um espectáculo a estrear em 2019 e será coreografado pela conceituada Marianela Bóan, atual coreógrafa da Companhia Nacional de Bailado do Ministério da Cultura da República Dominicana».

Comentários

pub