Mega Central Solar Fotovoltaica Ourika é inaugurada a 26 de Julho

Investimento de 35 milhões constrói primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes

A Central Solar Fotovoltaica Ourika será inaugurada no dia 26 de Julho, às 16 horas, em Ourique, com a presença do ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches e do diretor-geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

O investimento de cerca de 35 milhões de euros permitirá a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias, evitando a emissão de 49.944 toneladas de Co2 por ano.

O projeto concretizado pela WElink, único acionista da MorningChapter, em parceria com a China Triumph International Engineering Company (CTIEC), foi concebido e implantado em moldes inovadores.

A Central Solar Fotovoltaica OURIKA é um projeto pioneiro a nível europeu. É a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, vai ser a primeira a ser ligada diretamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Elétrica Nacional, de acordo com o novo regulamento da ligação de geradores às redes da União Europeia, e foi concretizada segundo as melhores soluções do setor das renováveis.

A Câmara Municipal de Ourique salienta que este concelho, «que já contribui de forma ativa para a riqueza nacional, através da capacidade produtiva e transformadora do seu Mundo Rural, passa a dar um contributo para a geração de energia limpa e para a sustentabilidade ambiental do país».

A Central Solar Fotovoltaica Ourika contribuirá ainda para a redução da necessidade de importação de combustíveis de origem fóssil, aumentando a independência energética nacional e europeia (menos gás natural importado da Rússia e menos necessidade de energia nuclear).

Aquela Central Solar Fotovoltaica reforça a aposta do governo e dos investidores privados na produção de energia tendo por base as fontes renováveis, sublinhando a abertura de uma nova área de afirmação do Município de Ourique como terra de futuro.

O Município de Ourique acrescenta que continua a «concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural».

Além disso, garante, «tem desenvolvido uma estratégia de desenvolvimento local que concilia a afirmação das marcas da sua identidade rural e das suas tradições com a projeção de novas oportunidades, como as energias renováveis, em especial, no aproveitamento dos índices máximos de exposição solar».

PROGRAMA
16h15 – Receção das entidades oficiais e convidados na Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio
16h30 – Cerimónia de Apresentação do Projeto da Central Solar Fotovoltaica Ourika-Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio
16h45- Intervenções:
– Representante da Morningchapter
– Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro
– Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches
– Diretor Geral da Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori
– Ministro da Economia, Professor Manuel Caldeira Cabral
17h15 – Oferta de beberete, Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio
18h00 – Partida para a estação da REN e para a Central Solar Fotovoltaica Ourika, em Grandaços
18h15 – Visita à Estação da REN, Grandaços
18h45 – Visita e descerramento de placa de inauguração na Central Solar Fotovoltaica Ourika, Grandaços
19h30- Final do programa

Comentários

pub