Marrocos veio ao Algarve para reforçar ligações com Olhão e Universidade

Novo embaixador de Marrocos em Portugal e comitiva da cidade de Agadir estiveram na região

O reforço e «valorização das boas relações» entre as cidades de Olhão e Agadir, em Marrocos, e a criação tanto de projetos conjuntos, como de novas oportunidades de financiamento entre aquele país africano e a Universidade do Algarve. Estas foram conclusões que saíram da visita ao Algarve de Othmane Bahnini, o novo embaixador de Marrocos em Portugal.

E bem se pode dizer que, nesta semana, desde segunda-feira, 23 de Julho, Marrocos esteve em peso na região. É que, além da visita do embaixador, houve, ainda, a vinda de uma comitiva da cidade de Agadir, geminada com Olhão, ao Algarve.

Em alguns momentos, as agendas coincidiram, como esta terça-feira, 24 de Julho, em que houve uma visita à exposição “Tapetes de Marrocos”, em Olhão, e a visita à Câmara Municipal daquela cidade, em que também participou o edil António Pina.

Antes, mas da parte da manhã, Othmane Bahnini esteve na Universidade do Algarve, onde foi recebido pelo reitor Paulo Águas.

Othmane Bahnini e Paulo Águas

Além do embaixador, que está no cargo há pouco tempo, integravam ainda a comitiva o primeiro conselheiro da Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal Yassin Khatib e José Alberto Alegria, cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve.

Nesta visita houve uma reunião de trabalho onde Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, apresentou dados e números que ilustram a cooperação da UAlg com este país.

Por exemplo, de 2013 a 2017, a academia algarvia integrou, ao abrigo do programa TEMPUS, o projeto RECET, coordenado pela Université Hassan 1er, do qual fizeram parte mais de uma dúzia de universidades marroquinas, com o objetivo da trocar boas práticas e encontrar as melhores soluções para o fortalecimento de competências no âmbito da avaliação institucional.

Esta cooperação, refere a UAlg, «permitiu dar os primeiros passos no desenvolvimento de novos projetos».

Ao mesmo tempo, e no âmbito do Programa Erasmus+, através de vários projetos de International Credit Mobility (ICM), a Universidade do Algarve diz que «tem vindo a consolidar a sua aproximação com Marrocos».

Com a coordenação da UAlg, em 2016 foi aprovado o consórcio nacional Erasmus+ ICM – MARE NOSTRUM, com o intuito de promover a cooperação nacional de Norte e a Sul, tendo como objetivo a atração de novos estudantes e a disseminação das oportunidades existentes nas universidades marroquinas em várias áreas de estudo.

Estas parcerias também «permitiram fortalecer as relações bilaterais existentes entre os dois países, que beneficiam quer pela proximidade, quer pela história».

Esta colaboração estende-se ao nível da comunidade académica, com instituições como a Université Cadi Ayyad, Université Mohammed V Rabat, Université Sidi Mohammed Bem Abdellah e Université Hassan 1er.

Quanto aos alunos, a presença marroquina também se faz sentir. Pela UAlg já passaram cerca de 20 estudantes daquele país do Norte de África e 15 colaboradores, entre docentes e investigadores.

António Pina e Salah Elmalouki

De igual forma, alguns docentes da UAlg têm feito estadias de curta duração em universidades de Marrocos onde, além da troca de boas práticas, têm sido professores de algumas disciplinas.

A comitiva marroquina ficou ainda a saber que a Universidade também desenvolve, com Marrocos, projetos na área do empreendedorismo e mantém o foco de continuar a desenvolver novas e melhores relações de cooperação, quer no âmbito do ensino e da investigação, quer no âmbito empresarial e da inovação.

E, como estas boas relações são para manter, a UAlg perspetiva «futuros projetos conjuntos e novas oportunidades de financiamento, que permitirão continuar a intensificar estas relações bilaterais».

Nesta reunião participaram ainda o antigo reitor da UAlg João Guerreiro, conhecedor da realidade marroquina e dos projetos a desenvolver com a comunidade científica deste país, e os professores Karim Erzini e Amine Berquia, de nacionalidade marroquina, a lecionar na UAlg.

André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação e Protocolo, Marleni Azevedo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, e Hugo Barros, coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, também se fizeram representar.

A terminar a reunião, o embaixador pôde ainda contactar com alguns alunos marroquinos que se encontram atualmente a realizar mestrado na UAlg.

Em Olhão, as boas relações entre Portugal e Marrocos também são para continuar. A visita de uma comitiva de Agadir, cidade geminação há quase 30 anos com Olhão, foi exemplo disso.

O périplo teve o objetivo de reavivar as relações entre os dois municípios e estabelecer novos termos de cooperação bilateral.

A comitiva, encabeçada por Salah Elmalouki, deputado e presidente da Cidade de Agadir, Mustapha Ennagachi, membro do Conselho Urbano e do Conselho Provincial de Agadir e Idaoutane, contou também com a presença do Cônsul Honorário do Reino de Marrocos para a região do Algarve José Alberto Alegria e do Embaixador do Reino de Marrocos em Portugal Othmane Bahnini.

Num primeiro momento, os representantes de Agadir tiveram oportunidade de ficar a conhecer a estrutura administrativa da Câmara Municipal olhanense, tendo aproveitado a visita para colocar questões acerca do modelo de gestão municipal em vigor em Olhão e do sistema de administração local e regional português, que poderão vir a colocar na prática na sua cidade.

Um dos pontos que despertou mais interesse junto da comitiva marroquina foi o modelo de gestão da Ambiolhão, a empresa municipal de ambiente.

Outro dos objetivos desta visita de três dias foi que a comitiva marroquina conhecesse as principais atividades económicas da região.

E aqui entram, claro, as questões ligadas ao mar, à atividade agrícola de vanguarda e os serviços de ambiente.

«A comitiva marroquina teve oportunidade de efetuar visitas a diversas empresas do concelho ligadas a estes setores, das quais levaram de volta valor a conhecimento acrescentado que irão agora procurar aplicar na municipalidade de Agadir», diz a Câmara de Olhão.

A agenda foi também preenchida com reuniões de trabalho, que se debruçaram sobre inúmeros temas, como a troca de informações sobre o sistema educativo e eventuais intercâmbios entre as estruturas locais de ensino, culturais e desportivas de ambas as cidades.

Houve ainda oportunidade para que os representantes de Agadir visitassem os Mercados Municipais, a Ilha da Armona, o Museu Municipal e o Centro Histórico da cidade cubista.

No último dia, e na presença do embaixador de Marrocos, ambos os autarcas assinaram um acordo comum, que estabelece objetivos a curto e médio prazo, que passam pela valorização das boas relações entre os dois povos amigos, consubstanciada num «quadro de permuta entre as duas cidades nos campos cultural, desportivo e outros, bem como através da organização de visitas mútuas entre todos os elementos das duas cidades e os seus funcionários eleitos nos campos do turismo, pesca, agricultura e outros».

O documento prevê, ainda, a criação de comissões mistas de funcionários, eleitos e do quadro, das duas cidades, que serão responsáveis pela coordenação e desenvolvimento destes programas de intercâmbio.

No final desta visita, os líderes das municipalidades mostraram-se convencidos de que esta constituirá um estímulo para o aprofundamento das relações entre os dois concelhos.

António Pina, presidente da Câmara de Olhão, sublinhou que «está na hora de dar nova vida a esta relação de amizade de quase 30 anos entre Olhão e Marrocos, aos níveis cultural, económico, mas também desportivo e mesmo turístico».

Já Salah Elmalouki deixou claro que «Agadir está à disposição para cooperar e retomar as antigas relações entre as duas cidades».

Quanto ao embaixador Othmane Bahnini deixou em cima da mesa a realização de um seminário entre todas as cidades portuguesas e marroquinas geminadas, como forma de aprofundamento das relações entre os dois países.

Othmane Bahnini, na sua visita que terminou esta quarta-feira, 25 de Julho, teve ainda um encontro com Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e com Isabel Soares, administradora da empresa Águas do Algarve.

No passado mês de Abril, foi a Câmara de Lagos a visitar em Marrocos, para um protocolo de geminação entre esta cidade algarvia e Alcácer Quibir.

 

 

Fotos: Universidade do Algarve e Câmara de Olhão

Comentários

pub