Grupo Hospital de Loulé instala Posto de Telemedicina na Culatra

Culatrenses vão poder ser atendidos por médicos da Clínica Internacional de Olhão sem sair da ilha

O Grupo Hospital de Loulé vai inaugurar, esta quinta-feira, 19 de Julho, um Posto de Telemedicina na Culatra, no dia em que se assinalam as comemorações do Dia da Ilha.

Segundo o grupo «a partir do novo Posto de Telemedicina, a população da Ilha da Culatra terá acesso a teleconsultas de urgência com o médico que se encontrar no Serviço de Atendimento Permanente da Clínica Internacional de Olhão».

A admissão dos utentes no novo posto é realizada por um enfermeiro residente que presta apoio no momento da consulta, facultando ao médico indicadores do estado de saúde do paciente.

Ao entrar no consultório do Posto de Telemedicina da Culatra, «o utente dá entrada automaticamente no sistema do Serviço de Atendimento Permanente. O médico procede depois à teleconsulta, através de um computador ou de outro dispositivo móvel», explica o Grupo Hospital de Loulé.

Com este projeto piloto, inédito em Portugal, o Grupo Hospital de Loulé «pretende contribuir para minorar as dificuldades que os residentes em zonas distantes dos centros urbanos enfrentam para acederem a consultas de urgência».

Foto: Fabiana Saboya/Sul Informação

Comentários

pub