“Folequestra” leva música do acordeão à Fortaleza de Sagres

Nova iniciativa do DiVaM é «um espetáculo musical» em que o acordeão é “rei”

O projeto “Folequestra”, que junta juventude, talento e a «modernidade do acordeão», decorre no dia 28 de Julho, às 18h00, na Fortaleza de Sagres. 

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, “Folequestra” «traz-nos algo de novo: é o talento aliado à juventude, boa disposição, modernidade do acordeão e a versatilidade dos seus elementos».

De repente, «vemos acordeonistas transformarem-se em percussionistas, cantores e dançarinos», numa «abordagem ao fado, tango e clássicos imortais, incluindo a exploração de autores algarvios».

Dirigido pelo professor Nelson Conceição, compositor premiado internacionalmente e autor de arranjos, este «agrupamento tem vindo a alcançar notoriedade, sendo o primeiro grupo de acordeões a vencer o Troféu Nacional de Acordeão na categoria de Orquestra de Excelência».

Com este projeto pretende-se «aproveitar a nova dinâmica da prática do acordeão, criando um espetáculo musical em que este instrumento está presente mas com novas abordagens à música portuguesa, passando pelo jazz ou tango, com momentos de virtuosismo e com traços das nossas raízes, misturando-se com outros instrumentos como a guitarra clássica, contrabaixo, percussões e vozes, trazendo assim novas sonoridades».

“Folequestra” é uma iniciativa promovida pela AGAL – Associação Grupo de Amigos de Loulé – integrada no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub