Feira do Livro de Olhão já é «uma referência» e quer mais um ano «de sucesso»

A Feira do Livro de Olhão (FLO) realiza-se de 14 a 21 de Julho, no Jardim Patrão Joaquim Lopes, num […]

A Feira do Livro de Olhão (FLO) realiza-se de 14 a 21 de Julho, no Jardim Patrão Joaquim Lopes, num evento que «já é uma referência» e quer ser «mais um sucesso». Mais pavilhões com venda de livros mas também exposições, teatro e música são chamativos da edição deste ano da FLO.

Adriana Freire Nogueira, uma das programadoras, com Sandra Boto, deste evento da Câmara Municipal de Olhão, explicou, em conversa com o Sul Informação, que a Feira do Livro «mantém uma estrutura semelhante ao ano passado».

«Tentámos juntar autores que morem no Algarve, com os outros que venham de fora para mostrar o que se faz no panorama literário nacional, abrangendo vários géneros», disse.

Todos os dias, às 21h30, no “À noite, na FLO” serão, então, recebidos vários convidados. Tudo começa no dia 14, com Miguel Miranda, ligado, por exemplo, ao romance policial, e Luís Ene. No dia seguinte há Filipa Martins e Paulo M. Morais, seguido, a 17 de Julho, da sessão com Isabel Rio Novo e António Manuel Venda.

A noite de dia 18 tem poesia, com João Luís Barreto Guimarães, mas também Marco Mackaaij e Catherine Dumas. No dia 19, “À Noite, na FLO” faz-se com Manuela Sabino e Paulo Cunha.

A 20 de Julho, Ana Cristina Leonardo, natural de Olhão e tem um novo livro, chamado, “No Centro do Mundo”, é uma das convidadas, assim como António Ladeira. Estas conversas terminam, no dia 21, com Rita Ferro e Eduardo Jorge Duarte.

Mas nem só destas sessões se faz a Feira do Livro.

Uma das novidades são as “Conversas ao fim da tarde”, a acontecer de terça-feira a sexta-feira, às 18h00, com escritores residentes no concelho de Olhão, numa iniciativa da Junta de Freguesia local.

«Queremos que as pessoas venham à Feira conhecer autores de que gostam e descobrir outros novos. Vamos estimular a conversa e esperamos que a FLO seja mais uma vez um sucesso», referiu Adriana Freire Nogueira.

E, como esta é uma «feira do livro mais alargada», também há teatro, música, fotografia e pintura.

Nas artes plásticas, no dia da abertura, 14 de Julho, inaugura-se uma exposição de pintura do Centro de Arte de Pintores Olhanenses e do OLHAM – Clube de Fotografia de Olhão.

No que diz respeito ao teatro, e integrado nas comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Virgílio Castelo traz a peça “O último dia de um condenado” no dia 14.

Já a 16, é a vez do popular Jorge Serafim encantar com “Contos ao serão”. Em três noites na semana, o ator Alexandre Lopes abre “À noite, na FLO”, com um espetáculo especial, “Serenata em passeio”, de drama, canto e dança.

Na programação musical, no dia 20, Carlos Alberto Moniz vem “Cantar poetas” e a 3ª edição da Feira do Livro de Olhão encerra com Sérgio Gonçalves e Amantes d’Fado, que cantam Amália.

Quanto aos stands de venda de livros, este ano vão ser 16, num total de oito expositores. Uma das novidades é a inclusão de um pavilhão de venda de Banda Desenhada e Manga, um género «ao qual, por vezes, não se dá tanto valor, mas que não deixa de ser literário», concluiu Adriana Freire Nogueira, ao Sul Informação. 

Para consultar o programa completo, clique aqui.

Adicione este evento ao seu calendário

Comentários

pub