Estudantes brasileiros aderiram em força aos “Summer Campus” da UAlg [com fotos]

Os cursos de Verão da UAlg foram frequentados por dezenas de alunos do Ensino Médio Brasileiro vindos de diferentes estados do Brasil

Vieram de vários pontos do país, mas também do outro lado do Atlântico. A edição de 2018 dos “Summer Campus” da Universidade do Algarve foi das mais internacionais de sempre, com dezenas de alunos provenientes de diferentes estados do Brasil a juntar-se aos cerca de 250 estudantes do secundário portugueses que frequentaram os muitos cursos rápidos desta iniciativa, que decorreu de 2 a 6 de Julho e de 9 a 13 de Julho.

O forte contingente brasileiro está ligado à aposta que tem sido feita pela academia algarvia na captação de alunos vindos daquele país. Para os “Summer Campus” de 2018, foram abertas «40 vagas, totalmente gratuitas, para alunos do Ensino Médio Brasileiro», o que permitiu que tenham viajado para Faro jovens vindos «de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Manaus, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná», segundo a UAlg.

Os cursos de Verão da universidade algarvia também já têm fama a nível nacional, já que os muitos alunos portugueses que a eles aderiram vieram «de quase todo o país».
Afinal, esta iniciativa não se resume a cursos rápidos nas mais diversas áreas. As atividades letivas e experimentais só aconteciam de manhã, com a tarde reservada para o desporto, nomeadamente para surf, Stand Up Paddle, batismo de mergulho, bodyboard, canoagem, jogos de praia, na ilha de Faro. Em tempo de férias, os alunos puderam, igualmente, usufruir de atividades lúdicas e culturais.

«Uma universidade grande e muito bonita, praias espetaculares, cidade maravilhosa», resumiu Pâmela Monteiro, de 17 anos, que veio de São Paulo para participar nos Summer Campus da Universidade do Algarve.

Os também brasileiros Beatriz Mazzoni, 16 anos, e Felipe Leal, 17 anos, vieram de estados diferentes e conheceram-se no Algarve, durante o curso “Encontro com o Mar”. Beatriz pretende tirar o curso de Biologia Marinha na UAlg, portanto este curso de verão «é uma antecipação» do que quer seguir”. Já Felipe pensava em seguir Oceanografia, mas, depois de conhecer a universidade, as condições existentes e a cidade de Faro diz estar «bem tentado a vir para aqui para fazer Biologia Marinha».

«Beatriz destaca as experiências em laboratório, como as que realizaram com microalgas, e os desportos náuticos na Ria Formosa. Felipe adorou todas as saídas, como a visita ao Mercado Municipal de Faro, que lhe permitiu ficar a saber mais sobre as várias espécies de pescado e sobre a sua qualidade», resumiu a UAlg.

Caio Campos tem 17 anos e também está pela primeira vez em Portugal. Veio de São Paulo para Lisboa, onde ficou durante quatro dias. Gostou muito da capital, mas ficou rendido à beleza do Algarve e de Faro. «Gostei de Lisboa, mas Faro é muito mais bonito». Refere que aqui encontrou uma conjugação de fatores perfeita, «praias lindas, uma Universidade com boas infraestruturas, ótimo acolhimento e uma cidade muito acolhedora».

Também os alunos portugueses se mostram agradados com a experiência. É o caso de Bruno Rodrigues, que terminou o 12º ano e veio de Lisboa para frequentar o curso “Transforma uma ideia num negócio de sucesso”. Quer seguir Gestão e considerou que este curso de verão foi «espetacular». «Recomenda estes cursos a “100 por cento” e admite que a UAlg poderá ser uma “hipótese para o futuro”. A frequentar o mesmo curso está Francisco Pinto, que veio de Leiria. Considera que estes cursos estão bem doseados, já que aliam a componente letiva, ao lazer e ao desporto. Aconselha vivamente esta experiência». assegurou a academia algarvia.

O elevado número de alunos brasileiros é explicado pelas condições especiais proporcionadas pela UAlg, para os participantes nos “Summer Campus” que vieram do Brasil. A frequência nos cursos, bem como as refeições e o alojamento, foram «totalmente gratuitos» para o contingente vindo da América do Sul, uma media financiada projeto “Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização.

Uma aposta que está ligada ao crescente número de alunos da UAlg provenientes daquele país. «A UAlg triplicou o número de estudantes brasileiros. Em 2014/15 estudavam na UAlg cerca de 240 e no ano letivo que está a terminar estudam cerca de 700 brasileiros, num universo de quase oito mil alunos, representando aproximadamente 9% dos alunos da UAlg e mais de 50% dos estudantes internacionais, num universo de cerca de 1400, provenientes de 70 nacionalidades. Nos últimos quatro anos, o crescimento foi de 190% ou seja o número triplicou, fazendo com que a UAlg, percentualmente, esteja no Top Nacional na escolha dos estudantes brasileiros», concluiu a UAlg.

Fotos: Universidade do Algarve

Comentários

pub