Câmara de Albufeira lembra banhistas que “Arribas não são opção”

“Arribas não são opção! Escolha a sombra mais segura”. É com esta mensagem que a Câmara de Albufeira está a […]

Imagem de Arquivo

“Arribas não são opção! Escolha a sombra mais segura”. É com esta mensagem que a Câmara de Albufeira está a sensibilizar os utilizadores das praias do concelho para o perigo de derrocadas em arribas.

A autarquia albufeirense lançou uma campanha que vai percorrer as praias do concelho durante os meses de ulho e Agosto. O objetivo é «alertar os banhistas para os perigos das arribas e sensibilizá-los para adotarem medidas preventivas», segundo a Câmara de Albufeira.

«A ação de sensibilização “Arribas não são opção!” pretende sensibilizar os veraneantes para adotarem medidas de proteção, tais como evitar a permanência em locais instáveis, respeitar a sinalização de perigo existente nas praias, frequentar praias vigiadas e não se abrigarem do sol e do vento junto às arribas», acrescentou o município.

«Albufeira lidera as preferências dos turistas nacionais e estrangeiros pela beleza e qualidade ambiental da sua zona costeira. É, no entanto, igualmente importante criar condições de segurança para que os banhistas possam usufruir em pleno das nossas praias. Uma das medidas passa por consciencializar os veraneantes para os eventuais perigos associados às falésias», acredita o presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo.

Até porque, no passado, já aconteceram tragédias associadas a derrocadas, em Albufeira. Em 2009, cinco pessoas morreram na sequência da queda de uma arriba, na Praia Maria Luísa. Ainda assim, ainda hoje é habitual ver banhistas a procurar a sombra das falésias, apesar da sinalética de perigo e que proíbe a permanência nos locais.

É para evitar que situações como a da praia Maria Luísa se repitam que a Câmara de Albufeira lançou a campanha “Arribas não são opção!”, em colaboração com a Autoridade Marítima, a Polícia Marítima e a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA).

Comentários

pub