Amanhã à noite é o eclipse lunar mais longo do século XXI

Ao início da noite terá lugar a Lua Cheia. Do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, resultará este eclipse lunar total

O eclipse lunar mais longo do século XXI terá lugar esta sexta-feira, dia 27 de Julho, começando pelas 18h13 (hora continental) e terminando por volta da meia-noite e meia.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, este eclipse total será visível a partir da Austrália, Antártida, Ásia, África, Médio Oriente, Europa, América do Sul, sul do Oceano Pacífico, Oceano Índico e do Oceano Atlântico.

Em Portugal continental, a lua nasce numa altura em que está já a decorrer a totalidade do eclipse e encontra-se próxima do planeta Marte na constelação do Capricórnio. Os planetas Saturno, Júpiter e Vénus estarão à direita (ver tabela mais abaixo, com os detalhes para as várias cidades portuguesas).

Céu visível às 21h30 do dia 27 de Julho em Lisboa, mostrando a Lua e os planetas Vénus, Marte, Júpiter e Saturno – Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

O eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projetar a sua sombra na Lua e a Lua atravessa completamente a sombra da Terra. Isto sucede quando a Lua, em fase de Lua cheia, passa nos seus nodos ou na sua proximidade, explica ainda o OAL.

Na maioria das vezes, durante um eclipse total, a Lua adquire uma coloração muito bonita, que pode variar de um tom amarelo-escuro a um vermelho-alaranjado bastante vivo ou mesmo cor de cobre.

Porque se torna visível e colorida a Lua quando era suposto estar às escuras? Ao observar os momentos finais do pôr do Sol, nota-se uma infinidade de diferentes tonalidades do vermelho. Este efeito provocado pela refração da luz nas diferentes camadas atmosféricas prolonga-se no espaço e, caso a Lua fique na direção da luz projetada, vê-se esta coloração na Lua.

As diferentes tonalidades que podem ser observadas num eclipse lunar podem demonstrar o estado de saturação da nossa atmosfera com poeiras provenientes de atividade vulcânica recente ou de fenómenos meteorológicos de grande dimensão. Quanto maior for a quantidade de poeiras existentes na atmosfera, mais escuro será o eclipse e a coloração da Lua.

 

Comentários

pub