Alunos do 1º ano de Lagoa também vão “Brincar com as Palavras”

Projeto pretende promover a literacia emergente entre as crianças das escolas de Lagoa

A Câmara de Lagoa vai alargar o projeto “Brincar com as Palavras” aos alunos do 1º ano do Ensino Básico, na sequência dos «resultados positivos» obtidos pelas crianças do pré-escolar do concelho que participaram nesta iniciativa.

Este projeto educativo foi lançado em 2017 e foi, inicialmente, dirigido a crianças com 5 anos dos jardins-de-infância do concelho. O seu objetivo foi o de promover as competências pré-leitoras dos mais pequenos.

Em 2018/19, a iniciativa vai chegar às escolas do 1º ciclo e envolver, «para além das crianças e educadores, as famílias – agentes fundamentais para o sucesso escolar dos alunos -, através da criação e implementação de um programa de literacia familiar».

Ao longo do último ano letivo, uma equipa com técnicos das áreas da Psicologia e da Terapia da Fala desenvolveram, semanalmente, sessões de literacia emergente com as crianças, «com o intuito de melhorar o desenvolvimento das capacidades que facilitam a aquisição da leitura e da escrita, motivar para a aprendizagem e contribuir positivamente para o seu desempenho escolar».

Os professores também foram diretamente envolvidos neste projeto, «tendo a equipa promovido oficinas de formação acreditadas no âmbito da literacia emergente».

Uma análise ao impacto do projeto nas competências de literacia emergente nas crianças, «tais como linguagem oral, consciência fonológica e concetualizações sobre a linguagem escrita, verificaram-se melhorias em todas as competências avaliadas, tendo os resultados mais significativos sido registados ao nível da consciência fonológica com uma melhoria de 60% nos valores apresentados pelo grupo total das crianças do concelho».

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