Algarve tem muito para ver e ouvir em Agosto

Concertos da Ala dos Namorados e David Carreira ou idas à Feira Medieval de Silves e ao Festival F são apenas algumas das propostas para Agosto

Festivais e feiras emblemáticas, concertos, exposições, entre muitas outras iniciativas, vão animar os dias e as noites algarvias durante o mês de Agosto.

A Feira Medieval de Silves está de regresso para sua 15ª edição. De 10 a 19 de Agosto, torneios a cavalo, manjares medievais e dança levarão os visitantes numa viagem no tempo.

Também em Castro Marim se viaja no tempo. A vila irá viver «um ambiente único durante os Dias Medievais: são cinco dias inesquecíveis – de 22 a 26 de Agosto- repletos de animação de rua, de torneios, exibição de artes e ofícios e vários espetáculos», diz a Região de Turismo do Algarve.

Em Lagoa, a Fatacil é já um marco incontornável do Verão algarvio e conta com um carta de música repleto de de nomes que prometem atrair milhares de pessoas. De 17 a 26 de Agosto, a Fatacil mostra o «melhor do que se tem feito em Lagoa nas últimas décadas no que toca a artesanato e gastronomia».

Na vertente da gastronomia, o destaque vai para o o Festival da Sardinha, em Portimão, que decorre entre 1 e 5 de Agosto, onde a sardinha é a rainha da festa, mas acompanhada por boa música, e ainda para o Festival do Marisco de Olhão, que decorre de 10 a 15, onde será possível degustar os melhores bivalves e mariscos da Ria Formosa.

Como as noites de Verão rimam com grandes concertos, o Guia Algarve é rico em propostas musicais. No dia 4 de Agosto, em Loulé, a Ala dos Namorados sobe ao palco para celebrar 25 anos de carreira.

David Carreira apresenta o seu repertório musical no Jardim das Comunidades em Almancil, no dia 14, e a fadista Cuca Roseta é a convidada especial do Pine Cliffs Summer Night, de dia 5.

Marcado para dia 25 de Agosto, no Largo de São Francisco, em Loulé, está o Urban Sunset, com Carolina Torres e Concerto de Dengaz.

De 18 a 26, realiza-se mais uma edição de FolkFaro, que dá a conhecer, na capital algarvia, as músicas e danças do mundo através de desfiles, animação de rua e espetáculos.

No final do mês, de 30 de Agosto a 1 de Setembro, Faro recebe o Festival F – o último grande festival de Verão, que destaca a melhor música portuguesa, com concertos de artistas como Aurea, D.A.M.A, Diogo Piçarra, Moonspell, Piruka, Raquel Tavares, Rodrigo Leão, The Gift, entre muitos outros.

De 23 a 25 de Agosto, o E.S.T.A.R – Encontros de Teatro e Animação de Rua, em Odeceixe (Aljezur), promove vários espetáculos de rua com marionetas, contos ou teatro de objetos e cómico.

As horas de maior calor serão o momento ideal para visitar as dezenas de exposições patentes em todo o território algarvio. A exposição de pintura “Pensamentos à Flor da Pele” exibe as obras de cores vibrantes de Beth Sales, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de 03 a 28 de Agosto.

Miúdos e graúdos ficarão, por sua vez, encantados com a exposição «Brinquedos de Lata Portuguesa», que apresenta brinquedos como lambretas, triciclos, carros, comboios, aviões, e outros objetos do quotidiano, que marcaram a geração que nasceu entre os anos 20 e os anos 60, antes da chegada do plástico. A mostra pode ser visitada gratuitamente, até dia 2 de Setembro no Museu de Portimão.

Em Tavira, a exposição «Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros» pode ser vista até 14 de Outubro, no Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria.

Os aficionados do desporto também terão ao seu dispor várias iniciativas que prometem emoções fortes, como o Record Masters Cup Futsal que reúne, nos dias 25 e 26 de Agosto, as melhores equipas do mundo de futsal.

No fim-de-semana de 4 e 5 de Agosto, o Autódromo Internacional do Algarve (Portimão) promove o Family Weekend, um evento para toda a família. O acesso ao circuito, assim como o transporte, serão gratuitos. Os visitantes vão poder desfrutar de um dia inteiro na piscina do circuito sem qualquer custo. Haverá ainda experiências e atividades disponíveis nesse dia a um preço especial.

Nos dias 18 e 19, será possível assistir à Subida e Descida do Guadiana à vela, com centenas de embarcações.

Comentários

pub