Abate de árvores em zona protegida de Cacela autorizado pelo ICNF

Um abate de árvores, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, na zona de Cacela Velha, foi «autorizado pelo Instituto […]

Foto: Teresa Patrício

Um abate de árvores, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, na zona de Cacela Velha, foi «autorizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)», disse, ao Sul Informação, fonte da GNR. 

A mesma fonte revelou que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) esteve no local e que a limpeza «foi autorizada e está a ser feita ao abrigo do decreto-lei 124» que regulamenta a limpeza obrigatória de terrenos. Segundo a GNR, no local também esteve o ICNF.

As imagens destes trabalhos, num terreno particular que está em zona protegida pela Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN), perto da Fortaleza de Cacela Velha, surgiram esta quarta-feira, 4 de Julho, nas redes sociais e causaram reações de indignação.

Foto: Teresa Patrício

As fotografias mostram dezenas de árvores abatidas e marcas da passagem de máquinas.

Esta limpeza vem alterar a paisagem mediterrânea daquela zona, onde a construção é «totalmente interdita», segundo fonte da Câmara de Vila Real de Santo António.

O nosso jornal sabe ainda que o abate de árvores não começou hoje.

O Sul Informação tentou obter mais esclarecimentos por parte do ICNF, mas tal não foi possível.

Comentários

pub