250 atletas internacionais disputam final da Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira

Prova final da Taça do Mundo é organizada pela Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o apoio do Município de Odemira

250 atletas de todo o mundo, bem como as respetivas equipas, famílias e apoiantes, vão estar no concelho de Odemira de 19 a 23 de Setembro, para a prova final da Taça do Mundo de Orientação BTT – WMTBO.

A prova em si vai decorrer entre os dias 21 e 23, passando por Vale Bejinha, para a prova de distância média, S. Luís, para a distância longa, e culminando no domingo, em Odemira, para o sprint, que levará os atletas «para percursos surpreendentes, dentro da própria vila» e sede de concelho.

A prova, que constitui a «primeira oportunidade para ter esta modalidade ao mais alto nível» naquele município do Baixo Alentejo, foi apresentada aos jornalistas durante a FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, pela vereador Telma Guerreiro.

A autarca salientou que o BTT e a Orientação são «modalidades estratégicas» para o seu município, a par da canoagem e do andebol.

«O nosso território tem esta maravilha de paisagem», fundamental para os «desportos de ar livre» que são «aposta estratégica» de Odemira. A Taça do Mundo, aliás, também terá efeitos positivos para a «promoção do concelho lá fora».

O município tem feito «uma aposta clara no turismo desportivo», havendo já uma rota de BTT, com 1200 quilómetros de trilhos sinalizados no concelho. Além disso, na canoagem, o estuário do Mira é palco de treinos de atletas locais, nacionais e estrangeiros e, em breve, isso irá também acontecer na Barragem de Santa Clara, onde está a ser criado um Centro Náutico.

Graças ao trabalho da Câmara Municipal de Odemira na promoção da modalidade de Orientação, já há, no concelho, um clube a ela dedicado, o NOA, com sede em S. Luís, no interior. A vereadora Telma Guerreiro salientou que, ao trazer ao município alentejano os melhores do mundo, isso também mostra aos jovens odemirenses o que eles podem atingir na modalidade, cria-lhes ambição de ganhar e de se projetar no exterior.

A promoção da modalidade tem contado com a participação ativa das escolas, que «vão criando mapas para os miúdos começarem a experimentar a orientação, na vertente pedestre». No final do ano, «há uma grande prova de Orientação nas escolas».

Ou seja, a Taça do Mundo de Orientação BTT – WMTBO não acontece por acaso no concelho de Odemira. «Surge pelo trabalho que temos feito, ao nível das escolas e com a Federação. No ano passado, candidatámo-nos a receber esta prova e fomos bem sucedidos».

«Começámos por trabalhar na formação com os clubes, que também promovem estas modalidades nas escolas e para os mais jovens, depois trabalhámos com as Federações para ter mais visibilidade para as potencialidades destes desportos no nosso concelho», acrescentou a vereadora Telma Guerreiro. Ou seja, é «um projeto que nasceu no desporto e que agora é agarrado pelo turismo».

Vereadora Telma Guerreiro

A autarca salienta o grande esforço de logística que é garantido quer pela Câmara Municipal, quer pelas Juntas de Freguesia. «É uma grande logística: num dia temos de montar tudo no Vale Bejinha, no dia seguinte a logística muda-se toda para S. Luís e depois ainda vem a Odemira».

Telma Guerreiro sublinha igualmente o «grande impacto económico desta prova final da Taça do Mundo» no concelho. Além de gerar dormidas e movimento nos restaurantes, a autarquia apostou também em «trabalhar com os produtores locais», pelo que, nos sítios por onde a prova vai passar ao longo dos três dias, «será montada uma pequena feira de produtos locais». «Não vamos promover só a paisagem do território de Odemira, vamos também promover a nossa economia», concluiu a vereadora.

A prova final da Taça do Mundo de Orientação BTT – WMTBO é organizada pela Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o apoio do Município de Odemira.

O concelho receberá cerca de «250 a 300» atletas de alta competição, no escalão masculino e feminino, oriundos de diferentes países.

 

Programa:

19 de Setembro, quarta-feira
Chegada das Equipas

20 de Setembro, quinta-feira
Chegada das Equipas
Model event

21 de Setembro, sexta-feira
Distância Média (Vale Bejinha)

22 de Setembro, sábado
Distância Longa (S. Luís)

23 de Setembro, domingo
Sprint (Odemira)

Comentários

pub