Tertúlia no Museu de Portimão debate «Os barcos do Arade…48 anos depois»

«Os barcos do Arade…48 anos depois» é o tema da tertúlia com Helder Mendes, antigo realizador da RTP e mergulhador, […]

«Os barcos do Arade…48 anos depois» é o tema da tertúlia com Helder Mendes, antigo realizador da RTP e mergulhador, marcada para o próximo sábado, 9 de Junho, às 17h00, na sala do restaurante Faina, no Museu de Portimão.

Retomando as suas habituais tertúlias “Conversas com Portimão ao fundo”, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) propõe desta vez uma viagem subaquática, na companhia de Helder Mendes, 48 anos depois deste antigo realizador da RTP, ter mergulhado e filmado para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em Julho de 1972.

Trata-se, segundo o GAMP, de uma «excelente oportunidade para sabermos mais sobre este “misterioso” e interessante episódio da história de Portimão, com um dos seus principais protagonistas».

O tema desta tertúlia é particularmente interessante porque, precisamente este mês de Junho, está a ter lugar nova campanha de escavações arqueológicas subaquáticas no Rio Arade, um tema que, quem sabe, poderá também vir à baila na sessão.

O GAMP acrescenta que, tendo a tertúlia lugar no restaurante Faina, no Museu de Portimão, «além destes saberes e cruzamentos culturais, poderemos igualmente descobrir e partilhar, entre amigos, alguns sabores próprios desta nossa proximidade flúvio-marítima».

Comentários

pub