Tavira propõe passeio pelo seu património pesqueiro

Um passeio pelo «Património pesqueiro da Armação do Barril ou Três Irmãos», sob a orientação da arqueóloga Brígida Baptista, da […]

Praia do Barril e o cemitério de âncoras da armação

Um passeio pelo «Património pesqueiro da Armação do Barril ou Três Irmãos», sob a orientação da arqueóloga Brígida Baptista, da Associação Lais de Guia, está marcado para 7 de Julho, entre as 9h30 e as 11h00, na Praia do Barril, em Santa Luzia, integrado no programa Dieta Mediterrânica Todo o Ano.

O objetivo é dar a conhecer o património pesqueiro da “Armação do Barril ou Três Irmãos” que operou, entre 1841 e 1966, na Praia do Barril.

Deste património marítimo, subsistem, no local, as estruturas habitacionais, o arraial (aglomerado populacional que funcionava como uma pequena aldeia entre Abril e Setembro) e um conjunto de outros vestígios da armação de pesca do atum, como o “cemitério de âncoras” com cerca de 250 âncoras de grande porte depositadas no cordão dunar.

Além do património material, o passeio aborda, igualmente, as vivências das pessoas que aqui viveram e trabalharam.

Brígida Baptista é licenciada em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; pós-graduada em Arqueologia Náutica e Subaquática, pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Autónoma de Lisboa, assim como mestre em Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa.

É, ainda, presidente da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo, com sede, em Santa Luzia, Tavira.

Como investigadora trabalha a temática da pesca do atum no Algarve, tendo como caso de estudo a armação de atum do Barril, na vertente de património material e imaterial.

«Dieta Mediterrânica Todo o Ano» é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural. Pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade social, ambiental e económica dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear.

O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias e nutricionais, mostras fílmicas, oficinas de arte e artesanato, entre outras.

As iniciativas são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e instituições, numa parceria que envolve o saber empírico e o científico.

Todos os interessados deverão fazer a sua inscrição até dia 5 de Julho, através do preenchimento do respetivo formulário (https://goo.gl/forms/PdyDl7tXrOyc2KuY2 ).

A inscrição é obrigatória, sendo o seu número limitado.

+ info.:
Museu Municipal de Tavira
Tel.: 281 320 500 (ext.: 2305)
Email: [email protected]

Cemitério de âncoras da praia do Barril

Comentários

pub