Sistema de alerta para índice de UV volta às praias de Portimão e expande-se para Lagoa

O projeto “Há UV na Praia” vai alertar os banhistas de zonas balneares de Portimão e Lagoa para os índices […]

O projeto “Há UV na Praia” vai alertar os banhistas de zonas balneares de Portimão e Lagoa para os índices ultravioleta diários. No seu terceiro ano de existência, esta iniciativa do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes volta a chegar a concessões e restaurantes da Praia da Rocha e Praia do Vau, no concelho de Portimão, e expande-se para a Praia Grande de Ferragudo, em Lagoa.

Este projeto baseia-se num sistema visual de sinalização de índice ultravioleta (UV), assente em bandeiras gota. As bandeiras são hasteadas nas concessões e restaurantes de praia e vão sendo mudadas ao longo do dia, em função da variação da intensidade do índice UV. Estas alterações são garantidas por colaboradores dos estabelecimentos aderentes, apoiados pelo nadador-salvador dessa praia.

O “Há UV na Praia” resultou de um trabalho interdisciplinar de professores do agrupamento portimonense Manuel Texeira Gomes, que envolveu vários professores de Geografia, um professor de informática e outro de Artes Visuais.

Em 2018, estão envolvidos no projeto os restaurantes Castelos e O João, na Praia da Rocha, os restaurantes Lino, O Rebelo, A Casinha Portuguesa e Os Costas, bem como a concessão de praia do Sr. Fernando, na Praia do Vau. Este ano, o “Há UV na Praia” atravessou o Arade e também estará na concessão de praia Mar Calmo, na Praia Grande, em Ferragudo.

«Para a presente época balnear, de 2018, e no sentido de alargar a área geográfica de implementação do projeto, foram estabelecidos contactos com a Junta de Freguesia de Alvor e com o Rotary Club de Lagos», revelou o agrupamento Manuel Teixeira Gomes.

Esta iniciativa é patrocinada pelo Hospital Particular do Algarve e conta com a colaboração institucional do Município e da Junta de freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Ferragudo, da Capitania do Porto de Portimão, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Clube dos Rotary Clube da Praia da Rocha.

 

Fotos: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

Comentários

pub