Silves: “Pensar Global, Agir Local” da In Loco discute agricultura

A nova edição da Universidade “Pensar Global, Agir Local”, organizada pela associação In Loco, tem como tema “Produção: Um Retrato […]

A nova edição da Universidade “Pensar Global, Agir Local”, organizada pela associação In Loco, tem como tema “Produção: Um Retrato do Território” e realiza-se no dia 11 de Julho, na Biblioteca e Mercado Municipal de Silves. 

A edição deste ano tem como tema “Produção: Um retrato do território” e pretende apresentar um retrato global da produção agroalimentar na atualidade, discutir o Estatuto da Agricultura Familiar, recentemente apresentado pelo Governo, e propor, através de workshops e visitas a explorações agrícolas, uma reflexão com os pés na terra sobre formas eficazes de criar territórios mais sustentáveis.

Haverá a presença de entidades representativas dos vários intervenientes setoriais: políticas públicas, produção, distribuição, consumidores, organizações da sociedade civil.

O evento contará ainda com um programa cultural em paralelo, onde serão organizadas ações de rua, demonstrações de gastronomia saudável & acessível e exibição de filmes comentados, em estreita articulação com o “Mercado Fora D’horas”.

«Num panorama mundial marcado por um aumento da densidade populacional e subsequente alteração dos padrões alimentares, há uma clara predominância de formas de agricultura intensiva, consumidora de recursos naturais, prejudicial para os ecossistemas, com impacto negativo na produção familiar e aumento do consumo de produtos com maior pegada ecológica», diz a In Loco.

«São os agricultores de pequena escala, de base local, que produzem dentro das épocas de produção e consumo, com modelos compatíveis com uma agricultura sustentável, os mais prejudicados», acrescenta.

Na passada quinta-feira, dia 7 de Junho, foi aprovado o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar pelo Conselho de Ministros. De acordo com Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, «a resolução vem finalmente consagrar um conjunto de direitos a estes agricultores. E, quando tanto se fala em lutar contra o despovoamento, esta é uma forma de discriminação positiva para a agricultura familiar».

As inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas aqui.  Já o programa completo, pode ser consultado aqui.

Comentários

pub