Potencialidades da agricultura no Algarve vão estar em discussão em Loulé

A agricultura no Algarve vai estar em discussão no dia 22 de Junho, nas instalações do NERA, em Loulé, a […]

A agricultura no Algarve vai estar em discussão no dia 22 de Junho, nas instalações do NERA, em Loulé, a partir das 9h30. Esta iniciativa pretende «sensibilizar a região para as potencialidades de um setor  que já foi forte no passado em produção e exportação, que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos».

O evento é promovido pelo NERA em colaboração com a Universidade do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas e a CCDR Algarve.

O NERA, em nota enviada às redações considera que a economia do Algarve «precisa de uma agricultura dinâmica, destinada a reequilibrar a sua estrutura produtiva, a criar mais riqueza e emprego e a garantir um futuro para as novas gerações».

Este evento vai organizar-se em duas partes. Haverá uma introdução, em que haverá uma breve referência global ao passado e ao presente recente, enquanto a segunda parte é dedicada sobretudo aos diferentes setores da agricultura da região.

Segundo o NERA, «na parte inicial far-se-á um breve balanço da evolução da agricultura nas últimas décadas, com uma forte referência ao presente, reconhecendo-se que nos últimos anos se verificou uma importante recuperação não só abrangendo setores tradicionais, como também através da introdução de novas produções. Recuperação que se fez com o recurso a muita inovação».

«Pretende-se chamar a atenção para a existência de recursos endógenos, recordando que estes podem proporcionar produções e exportações significativas», explica a associação empresarial.

A iniciativa pretende também «apontar para a possibilidade de assegurar um futuro de sucesso, valorizando as potencialidades existentes e dinamizando o desenvolvimento de uma agricultura moderna, inovadora e competitiva, que se afirme com um peso importante na economia da região.

Os setores analisados, numa sessão plenária aberta, serão, entre outros, a horticultura e os pequenos Frutos, a fruticultura e a vinha, o pomar algarvio, a floresta e a pecuária. «A abordagem compreenderá um ponto de situação de cada setor, as iniciativas em curso tomadas
para a respetiva valorização, assim como a evocação do seu potencial futuro, sem deixar de referir os diversos condicionalismos que afetam o setor», acrescenta a organização do evento.

Os promotores contam «com a participação de empresários representativos dos diferentes setores, com a participação de autarcas, com a participação de professores universitários ligados à problemática da agricultura, com quadros e técnicos especialistas do setor, responsáveis de organismos regionais e, naturalmente, com os agricultores», conclui a nota.

Comentários

pub