Pedro Cabrita Reis e Associação 289 promovem “hino” à arte nacional com exposição em Faro

Uma exposição «inabitual», com curadoria de Pedro Cabrita Reis, vai estar patente de 14 de Julho a 15 de Setembro […]

Uma exposição «inabitual», com curadoria de Pedro Cabrita Reis, vai estar patente de 14 de Julho a 15 de Setembro no Solar das Pontes de Marchil, em Faro, sede da associação cultural “289” (antiga sede da associação de Comandos).

Esta mostra, intitulada “289”, resulta de um projeto que une a associação farense e o artista plástico português. Nela, estarão representados mais de seis dezenas de artistas que «chegam de tempos diversos, de lugares dispersos e vontades próprias igualmente díspares».

«Desafiado para ocupar o espaço do Solar, Pedro Cabrita Reis, com o gesto largo que o desenha, trouxe muitos dos seus amigos e ainda lhes disse para trazerem outros tantos. A reunião de toda esta gente, embora despretensiosa como uma coisa de Verão, promete-nos quase o balanço de uma situação artística e pode reservar-nos muitas surpresas, como numa festa inesperada», descreve João Pinharanda, historiador de arte e atual conselheiro da Embaixada de Portugal em Paris, num texto divulgado pela associação “289”.

O público terá a oportunidade de apreciar criações de artistas «muito conhecidos», mas também de «nomes menos conhecidos», naquela que será «uma rara multidão de vozes individuais».

«Aqui se apresentam eles, cruzando-se, prosseguindo encontros antigos ou recentes numa prática de permanente colóquio (com evidentes momentos de solidão e outros tantos de confronto). Em nenhum caso pretendem estabelecer conclusões; cada voz (cada autoria) deverá permanecer irredutível, no seu território próprio – só assim poderá ser produtiva para si, para os outros artistas e para o público», acrescenta João Pinharanda.

Alguns dos artistas que contribuem para a mostra estiveram presentes no projecto @British Bar, «que podemos ver desde Abril de 2017, nas três montras do British Bar, em Lisboa, sob curadoria de Pedro Cabrita Reis. Os outros, integram os artistas e outros convidados do coletivo algarvio 289. A todos estes vêm ainda juntar-se artistas que Cabrita Reis foi convidando ao longo do processo».

A exposição “289” é inaugurada às 19h00 de dia 14 de Julho e poderá ser vista, até dia 15 de Setembro, de quarta-feira a domingo, das 17h00 às 21h00, no Solar das Pontes de Marchil, na saída de Faro para Loulé.

Comentários

pub