Palestra dá a conhecer Milreu como «espaço de diálogo intercultural»

Milreu como «espaço de diálogo intercultural» é o tema da última palestra do ciclo “Amatores in Situ” a realizar-se esta […]

Milreu como «espaço de diálogo intercultural» é o tema da última palestra do ciclo “Amatores in Situ” a realizar-se esta sexta-feira, 22 de Junho, às 18h00, naquelas Ruínas Romanas, em Estoi (Faro).

Esta palestra será proferida por João Pedro Bernardes, professor na Universidade do Algarve (UAlg).

Milreu é um caso paradigmático de ocupação contínua do mesmo espaço ao longo de 20 séculos. Este lugar observou a chegada dos primeiros cristãos e a forma como conviveram com as estruturas pagãs.

Depois, acolheu comunidades islâmicas e, de novo, gentes cristãs. No mesmo espaço, (re)usando as mesmas estruturas e dialogando com as mesmas técnicas e materiais construtivos, aqui se foi construindo um espaço de diálogo intergeracional, mas também intercivilizacional «que exemplifica bem como fomos crescendo e se foi construindo a nossa identidade», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

João Pedro Bernardes é arqueólogo, especialista em época romana. É professor associado com agregação da Universidade do Algarve, onde leciona nos cursos de licenciatura de Património Cultural e Arqueologia e ainda em vários cursos de mestrado. Tem participado e liderado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, versando sobretudo temas de Arqueologia romana. Foi responsável por algumas escavações arqueológicas nas ruínas de Milreu.

A iniciativa “Amatores in Situ”, que vai na sua 4ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – e resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica de Adriana Freire Nogueira, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes, por ordem de chegada.

Comentários

pub