Novo projeto de investigadores do Algarve quer acabar com os plásticos em restaurantes e cafés

“Low plastic footprint” é o nome da nova campanha de sensibilização que quer descartar os plásticos de espaços comerciais. Um […]

“Low plastic footprint” é o nome da nova campanha de sensibilização que quer descartar os plásticos de espaços comerciais. Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) lançou o apelo à comunidade para a criação de uma “Pegada com menos plásticos” e o resultado é uma adesão significativa por parte de restaurantes e cafés da zona de Gambelas, em Faro, onde se situa o Campus da Universidade do Algarve e a sede do CCMAR.

Katy Nicastro e Gerardo Zardi desenvolvem no Centro uma linha de investigação que estuda os efeitos dos desperdícios plásticos no mar. O plástico não é um material biodegradável, por isso todo o impacto provocado pelo seu uso vai interferir com o planeta e em particular com os organismos marinhos.

Movidos por este lema, de reduzir a pegada ecológica, usando menos plásticos no dia-a-dia, os dois investigadores contactaram algumas unidades do setor da restauração a quem propuseram o desafio de acabar com plásticos descartáveis.

Começando pela comunidade mais próxima e movidos pela sensibilidade dos estudantes que vivem e/ou estudam no Campus de Gambelas, os investigadores conseguiram o apoio de todos os restaurantes e cafés contactados e esperam vir a aumentar o número de comércio aderente à iniciativa.

Em redor do campus, os restaurantes Montebranco, San Remo e Arte Café aderiram à campanha. Até mesmo um dos bares gerido pelos Serviços de Ação Social se juntou à iniciativa e vai servir como piloto do projeto, dentro da UAlg. Em breve, a iniciativa pode estender-se aos restantes sete bares que estes Serviços gerem nos restantes campi da Universidade.

«O projeto alia a investigação às boas práticas ambientais e pretende, além de alertar para a questão dos plásticos, reduzir o seu consumo efetivo, começando por um restaurante de cada vez», explica o CCMAR.

A iniciativa irá certificar estes espaços comerciais com a atribuição de um Diploma em como não usam talheres, misturadores, pratos, copos, sacos ou palhinhas de plástico.

Na plataforma que lançaram online, é possível consultar os espaços que já aderiram à iniciativa num mapa interativo e também obter conselhos úteis sobre a fácil substituição destes materiais em plástico por outros que sejam mais amigos do ambiente e cujo uso não tenha o impacto que o plástico provoca.

O projeto, da equipa composta por vários investigadores (Gerardo Zardi, Katy Nicastro, Nadja Velez e Lorenzo Cozzolino), vai ser apresentado oficialmente esta sexta-feira, 8 de Junho, no Dia Mundial dos Oceanos.

A apresentação terá lugar no Anfiteatro Vermelho (-1.16, ed.9), no Campus de Gambelas, a partir das 18h00 e estará a cargo dos investigadores que pretendem explicar de uma forma breve o contexto do mesmo e quais os espaços aderentes.

Na mesma sessão, será ainda exibido o filme “Albatross”, um documentário que narra a problemática do lixo plástico e do seu impacto em espécies como os albatrozes, cujos estômagos estão repletos destes nossos desperdícios de plástico.

Comentários

pub