Nova Escola de Sagres volta a construir caravela de 10 metros

O projeto Nova Escola de Sagres está de volta e, nos dias 7 e 8 de Julho, vai ser possível […]

O projeto Nova Escola de Sagres está de volta e, nos dias 7 e 8 de Julho, vai ser possível construir uma réplica de uma caravela com 10 metros de comprimento, na Fortaleza de Sagres.

Este projeto, organizado pelo Centro Ciência Viva de Lagos e que faz parte do programa DiVaM da Direção Regional da Cultura do Algarve, ambiciona reunir na Fortaleza diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual.

Os participantes experimentarão construir uma caravela modular de 10 metros de comprimento, manusear instrumentos de navegação, ler mapas e cartas, utilizar relógios de sol, realizar observações astronómicas, examinar coleções como forma de preservar o futuro, fazer hologramas, explorar vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D e aprender um pouco de robótica e programação em ambiente de oficinas.

O tema “Património, que Futuro?”, do DiVaM, será posto em prática através das mais recentes tecnologias. Ao mesmo tempo a história e o passado serão preservados.

Como forma de referência ao património oral e a sua preservação, haverá a apresentação do espetáculo “Sons da Palavra” uma sessão de lendas e contos tradicionais algarvios narrados e musicados pela Fungo Azul, às 18h00.

O evento terá a duração de dois dias e as atividades irão decorrer das 14h00 às 20h00. No sábado, decorre ainda um concerto do projeto Deep:her que antecede a observação astronómica, que se realiza no sábado, 7 de Julho, às 21h00.

“Deep:her” é um projeto de G.I. Joe e Emmy Curl que explora os caminhos entrelaçados das máquinas e do mais puro dos instrumentos: a voz.

Comentários

pub