Kilema traz sons de Madagáscar ao «Mercado de Culturas…à Luz das Velas» com África em destaque

Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé […]

Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Yeliké Camara & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé Manel Martins Quarteto (Angola) e Cherif Bacisko (Guiné-Bissau) são alguns dos grande nomes da música contemporânea de África, que vão atuar na quinta edição do Mercado de Culturas…à Luz das Velas, que decorre de 5 a 8 de Julho, em Lagoa.

Todas as noites será ainda possível relaxar ao som das Africa Chillout Night Sessions, a cargo do DJ Ahmed Alsudani (Sudão), e ouvir um grupo de percussionistas e bailarinos oriundos do Senegal, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Mali. Os ritmos Afro-Mandingas são evocativos de celebrações festivas, rituais religiosos, de emancipação e passagem e de evocação espírita, entre outros que fazem parte do quotidiano desta cultura.

Mas a principal característica do Mercado de Culturas…à Luz das Velas são os milhares de velas, que surgem ao romper da noite em Lagoa, para desenhar 40 símbolos étnicos e religiosos relacionados com África. A Câmara Municipal de Lagoa aguarda mais de 40 mil visitantes num momento que se espera mágico, repleto de luz e de boas vibrações.

Todos os dias, entre as 19h00 e a 01h00, a zona do Convento de São José e ruas circundantes voltam a encher-se de cores, sons e sabores de outro continente.

Mais de 60 artesãos de várias culturas e etnias partilharão tradições, sabores e artes com os milhares de visitantes que escolhem o município de Lagoa por estes dias.

Música, dança, gastronomia, artesanato, escultura e pintura africana prometem marcar este festival de características únicas em Portugal.

Além dos aromas da gastronomia africana que prometem povoar o Convento de São José, esta pode ser diariamente degustada no Mercado Municipal de Lagoa, com demonstrações da cozinheira angolana Carla Costa.

A área do Convento será ainda palco de uma exposição de estátuas e artefactos de diferentes países africanos, denominada “Mãe África – A Mulher e a Fertilidade na África Negra”.

 

Comentários

pub