Ideias do Levante promove workshops de Cinema em Portimão

A associação Ideias do Levante vai promover três workshops de Cinema, nos dias 15,22 e 29 de Julho, no espaço […]

A associação Ideias do Levante vai promover três workshops de Cinema, nos dias 15,22 e 29 de Julho, no espaço Portas do Sol, em Portimão. As sessões, dedicadas aos temas Guionismo, Cinematografia e Produção de Curtas Metragens, são abertas a adultos e jovens a partir dos 15 anos.

As oficinas de trabalho serão dirigidas por Svetlana Martins e Carlos Martins, os fundadores da plataforma web para guionistas de cinema “Filmocracy Studios”, que conta «com centenas de membros a nível mundial», segundo a Ideias do Levante. Os dois formadores desenvolvem, atualmente, «a atividade de produção de vídeos promocionais para clientes internacionais, tendo já produzido mais de 200 vídeos, incluindo três para a National Geographic Channel, para um programa distribuído em 172 países».

O primeiro workshop está marcado para o dia 15 de Julho, um domingo, e será sobre guionismo. Nesta sessão, os formandos vão aprender a desenvolver histórias em vários formatos – documentários, televisão fatual, séries da Web e filmes de ficção – a partir de ideias criativas e «ganhar as ferramentas para identificar o seu público-alvo e adaptar as suas ideias».

«O curso irá cobrir, de uma forma geral, o que os formandos necessitam de saber, desde criar conceitos e criar personagens até temas, empregando técnicas de estrutura e escrita», descreveu a Ideias do Levante.

No domingo seguinte, dia 22 de Julho, o tema da oficina será Cinematografia. Aqui, os participantes «aprenderão como utilizar várias técnicas de câmara, relacionadas com a luz e o som, para que sejam criadas histórias visualmente e sonoramente convincentes para produções de ficção, documentários e séries».

Por fim, há workshop de Produção de Curtas Metragens, a 29de Julho, também um domingo. Neste caso, a sessão procurará dar competências aos formandos sobre a preparação «de guiões de filmagem, storyboards e listas de filmagem» e ensinar «como agendar e orçamentar uma filmagem, como contratar, organizar e proteger uma equipa, explorar e proteger os espaços, preparar adereços, cenários e guarda-roupa para os actores. Finalmente, os formandos irão aprender o que será necessário para garantir que uma produção e a pós-produção decorram sem problemas», revelou a associação.

Os workshop são lecionado em português, inglês, espanhol e russo.

As diferentes ações de formação acontecem entre as 10h00 e as 17h00. O custo, por formação, é de 100 euros, com desconto sobre o valor total de 10%, para quem realizar duas dessas formações, e de 15%, para quem realizar as três formações».

Para já, só estão marcadas sessões em Portimão, mas a Ideias do Levante vai promover os três workshops tambéme em Lagoa, em data a anunciar.

As inscrições podem ser efetuadas online ou através do telefone 965017845, com uma mensagem que contenha o nome, idade, e-mail, contacto móvel, formação na qual se inscreve e em que local.

Mais informações podem ser obtidas no site da associação que organiza as oficinas de trabalho.

Comentários

pub