Centro de Lagos vai ter circuitos extraordinários de recolha de lixo no Verão

Lagos vai ter circuitos extraordinários de recolha de lixo durante o Verão, para garantir a limpeza do centro histórico da […]

Lagos vai ter circuitos extraordinários de recolha de lixo durante o Verão, para garantir a limpeza do centro histórico da cidade neste período em que a população aumenta substancialmente, devido ao turismo.

Mais pessoas, significa mais lixo, o que levou a Câmara de Lagos «a traçar um plano de reforço do dispositivo de limpeza urbana para o centro histórico da cidade, que está já em execução», segunda a autarquia.

Além da varredura diária das ruas e da sua lavagem «de acordo com as necessidades», também será feita «a recolha de resíduos das papeleiras duas vezes por dia (com recolha extraordinária realizada no final de cada dia), a recolha extra de recicláveis (papel, cartão e embalagens) entre as 18h00 e as 20h00 e a recolha de resíduos sólidos urbanos todos os dias da semana entre as 00h00 e as 6h00, acrescida de uma recolha extra de sacos depositados indevidamente durante o dia, a ter lugar entre as 15h00 e as 17h00».

Reforçar os meios de recolha, salientou a Câmara de Lagos, obrigou a «um esforço acrescido de articulação com os vários operadores envolvidos, designadamente a ALGAR», que foi sensibilizada «para a necessidade de assegurar a recolha dos pontos mais críticos e de maior deposição de recicláveis, como sejam os ecopontos junto ao Mercado e na Praça do Infante».

Estas diligências vão permitir que haja recolha diária, estando igualmente assegurada a limpeza das ilhas ecológicas, trabalho para o qual foi contratada uma empresa.

«Ao nível da sensibilização, esta foi direcionada aos consumidores não-domésticos, numa ação porta-a-porta, realizada pelo serviço de fiscalização ambiental da autarquia, que teve como objetivo promover a adesão dos comerciantes e estabelecimentos de restauração e bebidas à Algarlinha – um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de embalagens recicláveis (papel, cartão, plástico, metal/ECAL e vidro) – e evitar a concentração excessiva destes resíduos nos ecopontos e suas imediações», segundo a Câmara de Lagos.

Já no que toca aos consumidores domésticos, a autarquia irá distribuir um folheto informativo «recordando as regras de deposição e as coimas associadas aos incumprimentos, no sentido de apelar à consciência cívica e ambiental dos residentes e de todos os que neste período utilizam o espaço público».

Além de limpar as ruas, a Câmara de Lagos também se mostra determinada em não poluir o ambiente e irá usar uma viatura elétrica para proceder à recolha diária extra de resíduos e de recicláveis.

Comentários

pub