Candidaturas para novo Prémio Maria Veleda já estão abertas

As candidaturas para a 5ª edição do Prémio Regional Maria Veleda, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, […]

As candidaturas para a 5ª edição do Prémio Regional Maria Veleda, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, já estão abertas e decorrem até 15 de Setembro. 

Esta distinção, associada à Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação, recorda e homenageia a algarvia Maria Carolina Frederico Crispim (1871-1955) com o pseudónimo Maria Veleda, propondo-se destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções relevantes e inovadoras no Algarve.

O Prémio enquadra projetos e atividades que se destaquem no âmbito da cidadania e igualdade de género, do combate à exclusão social, do combate à desertificação no interior da região, educação pela arte, valorização do património imaterial (tradições, memórias e identidade), revitalização dos núcleos e edifícios históricos e, ainda, no desenvolvimento de projetos multidisciplinares, multiculturais e projetos em rede.

Neste novo ciclo do prémio, o júri do concurso é composto por Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, Gonçalo Pescada, professor de música, João Guerreiro, professor universitário, José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, Manuel Brito, editor, Margarida Tengarrinha, artista plástica e professora, Maria Augusta Casaca, jornalista, Natividade Monteiro, professora e investigadora, e Pedro Ferré, professor universitário.

Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, pode apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.

O vencedor recebe 5 mil euros, assim como uma medalha comemorativa, produzida pela Novacortiça, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.

O regulamento e o respetivo formulário para a inscrição da candidatura poderão ser acedidos aqui.

Comentários

pub