Arte pré-histórica em Portugal é tema de exposição no Centro de Interpretação de Vila do Bispo

A exposição fotográfica, sobre arte pré-histórica em Portugal, “In Nomine Hominis… Pro Memoria Artis”, expressão latina que em português quer […]

A exposição fotográfica, sobre arte pré-histórica em Portugal, “In Nomine Hominis… Pro Memoria Artis”, expressão latina que em português quer dizer “Em nome do Homem, em memória da Arte”, foi inaugurada este domingo, 3 de Junho, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, onde vai estar patente até 15 de Junho.

A mostra da autoria de Dinis Cortes inclui diversos trabalhos relativos à região algarvia, «com particular destaque para o território do atual concelho de Vila do Bispo, explorando o excecional tema local “Megalitismo e Menires da Pré-história”».

As propostas visuais «encontram-se complementadas por uma narrativa expositiva de enquadramento cronocultural», explica a Câmara de Vila do Bispo.

Além da apresentação da exposição, a sessão contou com a presença de Manuel Calado, pré e proto-historiador, que proferiu a palestra “A Cobra de Pedra e o Sexo dos Anjos: uma leitura da iconografia dos menires algarvios”. Manuel Calado «tem dedicado grande parte da sua carreira de arqueólogo ao conhecimento da Cultura Megalítica, em particular dos menires do Alentejo Central», conclui a autarquia.

 

Comentários

pub