Alunos do pré-escolar de Olhão também participam no projeto Erasmus+

Alunos do pré-escolar de Olhão tiveram a oportunidade de experimentar e conhecer hábitos de outros países a partir de atividades […]

Alunos do pré-escolar de Olhão tiveram a oportunidade de experimentar e conhecer hábitos de outros países a partir de atividades dinamizadas por parceiros do projeto Erasmus+.

Na última semana, estiveram no Jardim de Infância nº 4 do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, de Olhão, 17 educadores de seis países (França, Lituânia, Grécia, Itália, Irlanda e Turquia), ao abrigo do Projeto “Children’s Mission: Europe without Borders”, que integra o Programa Erasmus+ financiado pela União Europeia.

Segundo o professor Paulo Quitério, coordenador português do projeto, «é frequente a realização destes projetos com alunos do 3º ciclo, mas com alunos do pré-escolar somos uma raridade no contexto português».

Os objetivos do projeto são «melhorar nos educadores a competência multicultural e reduzir a discriminação e isolamento cultural», sendo sua prioridade «melhorar a qualidade da educação e assistência no pré-escolar».

O «grande desafio», segundo os promotores algarvios do projeto, é que, para que os «alunos de tenra idade (3-5 anos)» participem num projeto europeu como este, isso «obriga a conhecimentos específicos, habilidades e competências por partes dos educadores».

Para melhorar a multicultura, «cada parceiro realizou atividades especificas sobre os países que visitaram ao longo do projeto (sete países e um território ultramarino francês)», tendo tido ainda a «oportunidade de aprender algumas palavras em diversas línguas».

De modo a melhorar a qualidade do ensino, foi elaborado um projeto educativo, no âmbito do qual todos os parceiros realizaram atividades comuns, por exemplo à volta das tradições de Natal, danças populares, comida típica, tradições de Verão, contos tradicionais.

Cada parceiro teve também a oportunidade de partilhar com os alunos de Olhão atividades específicas do seu país, como contos tradicionais, cantigas, pinturas, construção de figuras em papel, magia ou elementos decorativos em papel.

Além da partilha de experiências, os convidados do Jardim de Infância nº 4 também tiveram a oportunidade de visitar os Lugares da Globalização (Sagres, Cabo de S. Vicente e Lagos), assim como os recantos típicos do casco antigo de Olhão e Tavira e a antiga armação de atum do Barril.

Com o patrocínio da Marinha Portuguesa, o grupo subiu ao topo do Farol do Cabo de Santa Maria, o que permitiu  «realizar a leitura do território envolvente».

O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira de Olhão tem em desenvolvimento projetos Erasmus+ em todos os níveis de ensino que ministra (do pré-escolar até ao 3º ciclo).

Para estas atividades, o Agrupamento agradece à Região de Turismo do Algarve, Município de Olhão, Fortaleza de Sagres e Marinha Portuguesa.

Comentários

pub