Alunos de São Brás de Alportel vão aprender que “A Nossa Casa é um Planeta”

O projeto de educação ambiental “A Nossa Casa é um Planeta” vai estar pela primeira vez no Algarve, esta quinta […]

O projeto de educação ambiental “A Nossa Casa é um Planeta” vai estar pela primeira vez no Algarve, esta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de Junho, no quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. A iniciativa, que se destina aos alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, pretende comemorar a Semana do Ambiente.

O evento é promovido em parceria pela ALGAR e pela Câmara de São Brás, atráves do Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”.

“A Nossa Casa é um Planeta” é um projeto do Grupo Empresa Geral do Fomento, que resultou de um trabalho conjunto das empresas: Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho, e que contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Serão realizadas sessões temáticas sobre a Redução, Reutilização, Recuperação, Reciclagem de materiais e sobre a Energia, «recorrendo para isso a uma tecnologia inovadora, dinâmica e interativa com os participantes», explica a Algarve.

Durante dois dias, os alunos vão poder participar em atividades que se vão desenvolver num planetário itinerante de 360º, onde serão projetados três filmes, em versões adaptadas consoante as faixas etárias.

Segundo a Algar, «o tema central das três histórias incide sobre dois irmãos, a Guida e o Rui, que desenvolvem diversas iniciativas para incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos urbanos produzidos diariamente em casa».

Os alunos vão ainda poder participar na realização de jogos sobre temáticas ambientais e no final serão distribuídos materiais pedagógicos.

A ação “A Nossa Casa é Um Planeta” «pretende contribuir para uma cidadania ativa no âmbito do desenvolvimento sustentável e incentivar a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos».

A ALGAR recorda que «tem diversas atividades de educação ambiental disponíveis às escolas da região e à população em geral, durante todo o ano, podendo ser consultadas no Guia de Atividades de Educação Ambiental».

Comentários

pub