Alcoutim garante financiamento europeu para construir ETAR em Montes do Rio

A Câmara de Alcoutim garantiu financiamento da União Europeia para construir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em […]

A Câmara de Alcoutim garantiu financiamento da União Europeia para construir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Montes do Rio. A autarquia alcouteneja viu aprovada a candidatura que fez ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – PO SEUR, que irá comparticipar até 85 por cento os quase 200 mil euros necessários para realizar esta obra.

A construção desta ETAR visa garantir o tratamento dos esgotos «produzidas pelas povoações de Montinho das Laranjeiras, Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Cortes da Donas».

Ao mesmo tempo, pretende-se «contribuir para a melhoria da qualidade da água a rejeitar para o rio Guadiana, com a finalidade de melhorar a qualidade da massa de água deste».

«O saneamento já existe, já está feito, e agora o que faltava era terminar essas obras com a conclusão em linha de ponta de uma ETAR, para que seja feito o tratamento dessas águas residuais recolhidas pela rede», enquadrou o presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves.

A obra também irá proporcionar «a melhoria da qualidade de vida, bem-estar e saúde» da população.

«A autarquia tinha garantido a execução da obra sem financiamento comunitário, a atribuição do mesmo repõe a justiça», acrescentou Osvaldo Gonçalves.

Comentários

pub