Voluntários recolheram 1,5 toneladas de lixo de praias de Castro Marim

Vidros, plásticos, cadeiras de praia, sombrinhas e paletes. Estes foram alguns dos tipos de resíduos que voluntários recolheram durante uma […]

Vidros, plásticos, cadeiras de praia, sombrinhas e paletes. Estes foram alguns dos tipos de resíduos que voluntários recolheram durante uma ação de limpeza da frente-de-mar entre as praias de Altura e do Cabeço, em Castro Marim, realizada este domingo.

Esta iniciativa de sensibilização ambiental, promovida pela Câmara de Castro Marim, juntou mais de 20 voluntários, entre funcionários do município, munícipes e colaboradores do concessionário do apoio de praia “Sem Espinhas”, que recolheram cerca de 1,5 toneladas de resíduos, a larga maioria dos quais encontrados no cordão dunar.

«A atividade centrou-se na zona dunar, onde a presença de resíduos ainda é significativa e, por outro lado, é mais difícil a sua recolha, uma vez que, no areal, o município de Castro Marim dispõe de um serviço de limpeza mecânica que facilita esta tarefa», segundo a Câmara.

No areal apenas foram recolhido cerca de cinco quilos de resíduos, entre «beatas, embalagens de alimentos, pedaços de esferovite, garrafas de plástico, invólucros de palhinhas, palhinhas de plástico, fragmentos de plástico, sacos de plástico e embalagens diversas».

«Em simultâneo e no âmbito das atividades de educação ambiental do projeto Bandeira Azul 2018, foi efetuada recolha e caracterização dos resíduos encontrados no areal, atividade denominada “Os suspeitos do costume – do rio ao mar, sem lixo!”, atividade esta que tem como objetivo a recolha e a caracterização dos resíduos, destacando o top 10 dos mais encontrados por forma a tentar identificar a sua origem», acrescentou a Câmara de Castro Marim.

A autarquia castro-marinense considera este tipo de ações «fundamentais para a sensibilização ambiental e preservação do sistema dunar e dos ecossistemas costeiros, imprescindíveis para o equilíbrio de todo o planeta, tornado assim o voluntariado ambiental uma atividade cívica cada vez mais importante na sociedade atual».

Comentários

pub