“Vida saudável: um património dietético de matriz clássica” é tema de palestra em Milreu

“Vida Saudável: um património dietético de matriz clássica” é o tema da quarta palestra do ciclo Amatores In Situ, que […]

Foto: Martyna Mazurek

“Vida Saudável: um património dietético de matriz clássica” é o tema da quarta palestra do ciclo Amatores In Situ, que se vai realizar nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, na próxima sexta-feira, 25 de Maio, às 18h00. A palestra será proferida por Carmen Soares.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve «muitos hábitos contemporâneos de vida saudável radicam numa longínqua matriz clássica greco-romana, acomodada, ao longo dos séculos, a contextos sociais, económicos políticos e culturais diversos».

Neste evento, «propõe-se trilhar alguns percursos de reconhecimento desse património dietético, no seu sentido original de “modos de vida” para recuperar ou manter a saúde. Uma dieta alimentar adequada à idiossincrasia de cada um, a prática regular de exercício físico, meio ambiente, conforto e estado emocional são premissas de bem-estar com origens na remota medicina hipocático-galénica».

Carmen Soares é professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Doutorada em Literatura Grega, tem-se dedicado ao ensino e investigação nas áreas da História da Grécia Antiga, Língua e Literatura Gregas, História e Culturas da Alimentação e da Dietética na Antiguidade Clássica e no Portugal Moderno. Dirige o doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, da FLUC.

Esta iniciativa está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – e resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes, por ordem de chegada.

Comentários

pub